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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EM SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Relatoria:
FABIANA PRADO SILVA
Autores:
  • Fabíola Alves Gomes
  • Elisângela Lellis Amaral
  • Gustavo Henrique Silva
  • Isabella Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A temática humanização do atendimento em saúde mostra-se relevante no contexto atual, uma vez que a constituição de um atendimento calcado em princípios como a integralidade da assistência, a eqüidade, a participação social do usuário, dentre outros, demanda a revisão das práticas cotidianas, com ênfase na criação de espaços de trabalho menos alienantes que valorizem a dignidade do trabalhador e do usuário. Entretanto, observa-se a pouca valorização dos mesmos, o que tem merecido algumas reflexões para a busca da melhoria deste aspecto. Não é suficiente o hospital dispor de equipamentos e estrutura modernos e apropriados aos cuidados de saúde, se não estiver voltado completamente para a satisfação das necessidades dos usuários e os trabalhadores que os atendem. Objetivo: Mencionar opiniões de autores relacionando a humanização nos atendimentos em saúde, discutindo sobre a desvalorização dos trabalhadores e usuários. Metodologia: Foram feitos levantamentos bibliográficos nas bases de dados Medline, Scielo e literaturas que enfatizam a humanização do atendimento em saúde. Resultados: Através da revisão bibliográfica foi evidenciado que a humanização se faz necessária considerando que nos serviços de saúde há situações "desumanizantes", relacionados a falhas no atendimento e nas condições de trabalho. Considera-se que o desenvolvimento tecnológico vem dificultando as relações humanas, tornando-as frias, objetivas e individualistas. Nesse sentido, humanizar a assistência em saúde implica dar lugar tanto à palavra do usuário quanto à palavra dos profissionais da saúde, de forma que possam fazer parte de uma rede de diálogo, que pense e promova as ações, campanhas, programas e políticas assistenciais a partir da dignidade ética da palavra, do respeito, do reconhecimento mútuo e da solidariedade. Conclusão: A humanização é um processo amplo, demorado e complexo, ao qual se oferecem resistências, pois envolve mudanças de comportamento, que sempre despertam insegurança. Para a implementação do cuidado com ações humanizadoras é preciso valorizar a dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecer o trabalho em equipe multiprofissional, fomentar a construção de autonomia dos sujeitos, fortalecer o controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS, democratizar as relações de trabalho e valorizar os profissionais de saúde.