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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO REGIONAL INTERPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
CARLA BRAZ EVANGELISTA
Autores:
  • Amanda Maritsa de Magalhães Oliveira
  • Maria Izabel Gonçalves de Alencar Freire
  • Tereza Carmem Oliveira do Nascimento
  • Cizone Carneiro Acioly Felipe
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Para concluir o curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba é obrigatório passar pelo Estágio Supervisionado Curricular (ESC), segundo o Art. 1° da resolução 03/96 do CONSEPE. De acordo com parágrafo 2°, do mesmo Artigo, o Estágio Regional Interprofissional (ERIP) deve estar obrigatoriamente incluído na programação do ESC. O ERIP é realizado durante o ESC I, com a carga horária de 160 horas e tem por objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de articular a teoria à prática, contribuindo para o desenvolvimento da formação profissional dos mesmos. Tal estágio proporciona para os acadêmicos, a vivência da realidade cotidiana do serviço público de saúde em municípios distintos, com base nas ações multidisciplinares de prevenção e promoção da saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de estudantes do curso enfermagem, desenvolvido durante o Estágio Regional Interprofissional, na cidade de Belém-PB, durante o período de 28 de Março a 22 de Abril de 2011. Objetivos: discorrer sobre nossas vivencias durante o ERIP na cidade de Belém-PB. Resultados: Em nossas vivências realizamos atividades individuais e coletivas. No que concerne às atividades individuais, foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município: consulta de enfermagem, pré-natal, hiperdia, sala de espera, exame citopatológico e preventivo de câncer de mama, planejamento familiar, imunização, Programa de Saúde na Escola e puericultura. Em relação às atividades coletivas foram realizadas visitas domiciliares, além de atividades de educação em saúde nas escolas, na rádio comunitária, no abrigo e no Centro de Atenção Psicossocial da Cidade. O desenvolvimento de palestras sobre os mais variados temas e dinâmicas visou à promoção da saúde e a prevenção de doenças. Estas atividades nos proporcionaram um grande crescimento como futuros profissionais. Conclusão: O ERIP traz para o estudante de enfermagem, um maior conhecimento e segurança na realização das atividades específicas e proporciona a vivência com estudantes de outros cursos da área da saúde, possibilitando a troca de conhecimento e a experiência de trabalhar em equipe e dessa maneira atendendo o paciente de forma holística e integral, o que contribui para nossa formação profissional e para a melhora da qualidade de vida da população.