LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÃO DO INTERNATO RURAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO– RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS
Relatoria:
ALESSANDRA CARVALHO PASSOS DOS REIS
Autores:
  • ANNE CAROLINE SAMPAIO SOARES
  • AMANDA CARDELIS LINS
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Trata-se de relato de experiência vivenciada durante o desenvolvimento das atividades do Internato Rural no município de Benjamin Constant-AM, no período de agosto a outubro de 2009. O módulo Internato Rural está incluído na estrutura da disciplina Estágio Curricular II do Curso de Enfermagem da Universidade federal do Amazonas (UFAM). O Internato Rural tem como finalidade contribuir para a formação dos acadêmicos de Enfermagem a fim de capacitá-los a atuarem na atenção primária à saúde, através de ações voltadas para a assistência em saúde, educação e prevenção, levando-os a vivenciar experiências reais e a atuar de acordo com as maiores necessidades de saúde nos municípios da nossa imensa região Amazônica, sendo a comunidade a maior beneficiada. As atividades desenvolvidas tiveram como principio básico a Promoção de Saúde através da atenção primária e puderam ser realizadas no município de Benjamin Constant através das mais variadas metodologias como: atividades educativas, consultas de enfermagem nas unidades básicas de saúde, apresentações na rádio local, visitas institucionais e domiciliares, a fim de despertar uma participação critica na formulação e execução das ações de saúde. Foi possível perceber através desta integração ensino-serviço que é necessário olharmos um pouco para fora das instituições de saúde (hospitais, maternidades, unidades básicas de saúde) e reconhecermos que a maioria da população interiorana do vasto Amazonas, perece por deficiência na atenção básica ou primária. Essa forma de vivência possibilita aos acadêmicos desenvolverem habilidades e competências necessárias para intervir no processo saúde – doença junto às comunidades, segundo os pressupostos do Sistema Único de Saúde. A disciplina integra o ensino à realidade da população rural e à experiência dos serviços de Saúde Pública dos Municípios envolvidos. Considera-se que o internato rural contribuiu para a formação de uma consciência crítica em relação aos problemas de saúde, englobando o processo de ensino, produção do saber e a aplicação do mesmo na solução de problemas.