Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DA MONITORIA
Relatoria:
SCHEILA MAI
Autores:
- Jéssica Toldo
- Silvia Fátima Ferraboli
- Kiciosan da Silva Bernardi Galli
Modalidade:
Pôster
Área:
Empreendedorismo
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:O trabalho de monitoria pode ser compreendido como uma atividade de apoio discente ao processo de ensino-aprendizagem, ou ainda como uma possibilidade de iniciação à docência. Tem como compromisso o apoio docente auxiliando na produção de material didático e na organização e auxilio em aulas praticas. Na assistência ao discente, desenvolvendo atividades complementares teóricas e práticas, produzindo simulados, participando de grupos de estudo, esclarecendo duvidas e possibilitando aos acadêmicos um maior acesso aos laboratórios, estimulando assim o desenvolvimento de habilidades no manuseio de equipamentos e materiais que serão utilizados na atividade profissional. Objetivo:Relatar experiências vividas nas atividades desenvolvidas nas monitorias das disciplinas Anatomia, Histologia e Imunologia no Curso de Enfermagem da UDESC.Metodologia:São utilizados recursos pedagógicos para o auxilio ao docente tanto no laboratório,na realização das aulas práticas, quanto organização dos equipamentos e materiais para as aulas. Reuniões com professor orientador para planejamento de ações. Elaboração e aplicação de simulados do conteúdo teórico e prático. Confecção de material didático, como: maquetes, atlas, slides e cartazes. Encontro com os discentes para esclarecimento de dúvidas.Exercícios de repetição no manuseio de maquetes, peças anatômicas conservadas em formol e equipamentos laboratoriais. Orientações de manejo e técnicas laboratoriais, aos visitantes de ensino médio e profissionalizante. Estudos bibliográficos para o aperfeiçoamento do monitor.Resultados:O programa de monitoria destas disciplinas atendeu em média noventa acadêmicos semestralmente. Possibilitou um melhor desempenho nas disciplinas e reduziu o índice de reprovações, relatado pelos estudantes através de entrevista.Conclusão:Os resultados alcançados evidenciam a importância e a relevância da atuação do monitor pela disponibilidade de atender ao discente em horários extraclasse, proporcionando maiores possibilidades de estudo e aprofundamento no conhecimento da disciplina e contribuindo para o exercício da docência. O desempenho da monitoria, além de ser um estímulo que exige compromisso e responsabilidade, adiciona uma grande bagagem de conhecimento científico, intelectual e experiência social do monitor, melhorando sua capacidade de comunicação e ampliando as relações interpessoais. Também se torna um privilégio ao auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção de conhecimentos.