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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO GRUPO HIPERDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANNE CAROLLINE LOPES MAGALHÃES NOBRE DE MEDEIROS
Autores:
  • Ana Karla Ramalho Paixão
  • Lucídio Clebeson de Oliveira
  • Gildemberton Rodrigues de Oliveira
  • Johny Carlos de Queiroz
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Melitus (DM) são considerados importantes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo denominadas de epidemia do mundo moderno se constituindo em um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, entre outras. Todavia, quando adequadamente tratados, reduz significativamente o risco de desenvolvimento das suas complicações e estabelecimento das limitações funcionais e incapacidades físicas e psicológicas. Sendo assim, nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), utilizamos diversas formas de intervenção, tais como visita domiciliar e busca ativa dos pacientes que abandonam o tratamento. O trabalho em grupo possibilita a ampliação do vínculo entre a equipe e os usuários, sendo um espaço complementar da consulta individual, de troca de informações, orientações e de práticas educativas. OBJETIVO: Desenvolver práticas educativas no intuito de contribuir para melhorar a assistência e assim facilitar a construção da autonomia/auto-cuidado dos usuários, proporcionando, dessa forma, a troca de experiências entre profissionais, acadêmicos e usuários. METODOLOGIA: Na UBS supracitada as reuniões aconteciam semanalmente, com uma média de 30 a 50 participantes, além da equipe. Nas ocasiões foram realizadas atividades educativas, aferição da Pressão Arterial, consulta médica e entrega de medicação. As atividades educativas se concentraram na adoção de hábitos de vida saudáveis, tais como: perda de peso, abandono ao tabagismo, autocuidado com os pés, restrição de bebidas alcoólicas, teste de glicemia capilar em jejum, importância da aderência ao tratamento medicamentoso e questões de cidadania como o estatuto dos idosos e direitos dos idosos. RESULTADOS: A experiência repercutiu positivamente tanto para os profissionais quanto para os acadêmicos mas especialmente para os usuários, onde foi percebida uma maior assiduidade e participação dos pacientes, além da constatação de um melhor controle dos níveis tensionais cujos valores foram obtidos através da mensuração da pressão arterial durante os encontros. CONCLUSÃO: Durante o desenvolvimento do trabalho encontraram-se muitas dificuldades, tais como a escassez de recursos materiais e falta de adesão por parte de outros profissionais nas reuniões, entretanto o maior desafio é dar continuidade às atividades após o termino do estágio tendo em vista que haverá uma troca de acadêmicos.