LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE(TDAH) VILÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM
Relatoria:
JOSIANE CRISTINA POMBEIRO
Autores:
  • SHIRLEY CONSTANCIO VIEIRA
  • ALICE DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O TDAH é uma síndrome neuro-comportamental, um transtorno reconhecido pela Organização Mundial da Saúde,tendo inclusive em muitos países,lei de proteção,assistência e ajuda tanto aos que tem este transtorno ou distúrbios,quanto aos seus familiares.O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados.Ele ocorre em 3 a 5% das crianças,em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado.As crianças com TDAH demonstram níveis de atenção inapropriados para a idade,são impulsivas e geralmente superativas,apresentam dificuldades para seguir regras e normas,agressividade,problemas de aprendizagem e dificuldades sociais.O tratamento do TDAH deve ser multimodal,ou seja,uma combinação de medicamentos,orientação aos pais e professores,além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador.Não existe até o momento,nenhuma evidência científica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas de TDAH.Este estudo têm como objetivo,levantar dados para poder avaliar a problemática das crianças, na faixa etária de 3 a 16 anos,sobre esta patologia e também descrever a falta de entendimento sobre este transtorno,por parte de familiares e educadores.Esta pesquisa de revisão bibliográfica é baseada em documentos eletrônicos acessados no período de 17/05/2011 á 22/05/2011 e análise de livros que abordaram o TDAH.A hiperatividade,denominada na medicina como uma desordem,pode afetar crianças,adolescentes e até mesmo alguns adultos.O rendimento escolar desse aluno é inespecífico,porque pode haver uma dificuldade em leitura (dislexia). É preciso que haja um estímulo para o aprendizado desta criança.A criança portadora do TDAH,nos demonstra com mais precisão as características da doença em idade escolar. Mediante a constatação do problema,o educador deve informar aos pais,orientando qual o procedimento a ser seguido.Esse estudo foi realizado para mostrar a necessidade de cada vez mais ser divulgado a TDAH,quanto as demais,por ser tão preocupante quanto as outras síndromes de transtornos psicológicos.É muito importante o trabalho em conjunto,familia e professor,porque só assim conseguirão ajudar no tratamento.Os pais precisam colocar regras para a criança cumprir.As crianças e os adolescentes portadoras de TDAH necessitam sentir-se seguros, amados e respeitados.