Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO BENEFICENTE À TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CLÁUDIA KARINE DE NORONHA COELHO
Autores:
- Marcia Milânes de Almeida
- CÁSSIA CAROLLINE NEPOMUCENO DE NORONHA
- Brena Luiza Gomes de Castro
- Camila Ravenna Carmo Noronha
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a vivência durante estágio em um abrigo para idosos em Teresina, com o desenvolvimento de atividades educativas e interação social e bem estar. A educação popular em saúde apresenta-se como possibilidade teórica e metodológica, para transformar as tradicionais práticas de educação em saúde em práticas pedagógicas que levem à superação das situações que limitam o viver, com o máximo de qualidade de vida que todos nós merecemos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o termo “saúde” refere-se ao bem-estar físico, mental e social, levando as políticas e programas que promovem saúde e relações sociais a desenvolver projetos voltados ao envelhecimento saudável, os quais são tão importantes quanto aqueles que melhoram as condições físicas de saúde. Além de socializar a experiência vivida, o relato teve como objetivo incentivar os demais acadêmicos de enfermagem a desenvolver atividades de educação em saúde com populações diversas, atendendo as necessidades apresentadas, voltando à atenção ao bem-estar; discutir o processo de educação em saúde. Através da disciplina tivemos a oportunidade de acompanhar atividades em um abrigo, que durante o período em que foi desenvolvida realizou-se atividades educativas como práticas de lazer, cultura e informações. As atividades educativas realizadas na instituição com os idosos foram seguidas pelos estudantes, os quais visitavam uma vez por semana o abrigo, onde realizavam tais atividades. Conclui-se que, o apoio a instituições beneficentes promove a atenção a populações diversas, sendo a atenção mais bem direcionada, fazendo grande diferença para o completo bem-estar, e que com a união de professores, alunos e criatividade de cada um, atividades educativas simples podem fazer a diferença para o bem-estar das pessoas.