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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOAO PAULO DE SOUZA MACEDO
Autores:
  • Thalyta Mariany Rêgo Lopes
  • Elizabeth Teixeira
  • Márcia Helena Machado Nascimento
  • Mário Antônio Moraes Vieira
Modalidade:
Pôster
Área:
Empreendedorismo
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na assistência holística e individualizada à criança com desnutrição, utilizando a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) no atendimento das necessidades humanas básicas afetadas. REFERENCIAL TEÓRICO: Segundo Marcondes (1996), a desnutrição caracteriza-se como um distúrbio de composição corpórea em que a deficiência de moléculas ocorre em consequência do aporte nutricional ser abaixo do requerido, resultando em redução da massa corpórea, disfunções orgânicas, apresentadas em exames laboratoriais anormais e aparecimento de complicações, podendo chegar a óbito. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante o bloco prático da disciplina Enfermagem Pediátrica, na Fundação Santa Casa de Misericórdia em Belém do Pará, onde existe um programa voltado para o acompanhamento de crianças em estado de desnutrição grave. A coleta de dados ocorreu através de levantamento bibliográfico no acervo da UEPA, por meio de entrevista desenvolvida na consulta de enfermagem e por meio de observação. ANÁLISE DE RESULTADOS: Percebemos que para que a criança tenha qualidade de vida futura e saúde é essencial que a mesma alimente-se de forma adequada, principalmente nos primeiros anos de vida. Também se pode notar que as questões socioculturais no qual a família da criança adoecida está inserida influenciam diretamente nos hábitos alimentares, por exemplo, muitas de nossas crianças da região norte têm como principal refeição diária o chibé (um concentrado de água com farinha de mandioca) ou apenas o açaí. Ainda podemos constatar que além de cuidados nutricionais como orientações e o cumprimento de hábitos alimentares saudáveis, muitas das vezes, faz-se necessário o uso de suplementos nutricionais industrializados com o propósito de recuperar o estado nutricional das crianças com risco nutricional. CONCLUSÃO: O resultado deste trabalho revela um cenário real do que ocorre em muitos lugares no mundo e no nosso entorno e nos propiciou conhecer programas que tem interesse em mudar esta triste realidade. Dessa forma, as aulas práticas nos proporcionam um contato direito com problemas o que propicia conhecimento e formação teórica - prática, para que no momento em que presenciarmos estas situações sejamos oportunizados com a realização de ações adequadas embasadas cientificamente.