Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: O DIFERENCIAL QUALITATIVO PELA FORMAÇÃO DOCENTE
Relatoria:
DÉBORA DA SILVEIRA CAMPOS
Autores:
- Wilza Rocha Pereira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo,cujo objetivo foi avaliar o diferencial dado pela formação no nível strictu senso nas práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes de um curso de graduação em enfermagem. Entrevistamos 07 professores do curso,mesclando professores doutores,mestres e especialistas. A partir dos depoimentos colhidos,analisamos as diferenças percebidas por eles nas práticas pedagógicas,antes e após a formação.Pudemos perceber diferenças importantes entre os que já tiveram concluída a formação no doutorado muito mais que no mestrado e na especialização. As práticas pedagógicas destes docentes se revelam com maior qualidade,pois eles conseguem articular efetivamente as atividades de ensino,pesquisa e extensão dando maior qualidade formal e política para o curso de graduação em enfermagem.