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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE SAÚDE E CIDADANIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Relatoria:
PEDRO HENRIQUE SILVA DE FARIAS
Autores:
  • REJANE MARIA DE PAIVA DE MENEZES
  • FRANCISCA NARAZÉ LIBERALINO
  • RAFAELE CARLA DE ARAÚJO MAIA
  • ANA ANGÉLICA RÊGO DE QUEIROZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Autoridade, poder e cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania – SACI, criada na UFRN em 2000.2, passou a fazer parte do PROGRAMA PET-SAÚDE NATAL em 2009.1, pelo reconhecimento institucional do seu papel estruturante de mudanças na formação dos profissionais de saúde. Envolve, simultaneamente, ensino, pesquisa e extensão, como iniciativa de flexibilização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Área da Saúde. Oportuniza ao aluno iniciante o ambiente propício à reflexão sobre os problemas e ações de atenção à saúde na comunidade, estabelecendo a relação entre educação, saúde e cidadania. O presente estudo se refere à experiência vivenciada por alunos monitores do PET-SAÚDE do curso de enfermagem da UFRN durante o segundo semestre de 2009.2 em uma Unidade de Saúde da Família do município de Natal-RN. Objetiva refletir acerca da importância desta vivência enfocando os aspectos em que a atividade contribuiu para a formação integral. A metodologia vivenciada compreendeu a observação e reflexão da realidade, em que os participantes adquirem um olhar crítico do ambiente no qual está inserido; uma discussão acerca dos problemas e pontos críticos observados na comunidade seguida da construção de planos de ações convergentes da visão dos diversos atores sociais sobre os problemas expostos; e, a execução de ações educativas de promoção à saúde e de participação social na tentativa de modificação da realidade. Verifica-se a enorme importância da SACI, uma vez que ela apresenta, ao discente recém-chegado à academia, a realidade que posteriormente ele enfrentará, como primeira vivência dos alunos em comunidades. Além disso, utiliza como método de avaliação o portfólio, uma forma de avaliação contínua e personalizada, na qual o aluno faz o registro das reflexões e vivências, viabilizando o acompanhamento dos temas identificados pelos alunos e demonstrando suas competências e habilidades. Assim, o envolvimento de natureza coletiva, interdisciplinar e multiprofissional proporciona aos profissionais e alunos uma metodologia inovadora, influenciando em mudanças nos projetos político-pedagógicos dos cursos envolvidos, traduzidos por um olhar holístico e despertando no aluno a valorização dos indivíduos inseridos no processo de produção de saúde/doença, além de promover uma visão crítica e uma práxis transformadora sobre a relação saúde e cidadania demonstrando a importância do trabalho coletivo na Atenção Básica e na Estratégia Saúde da Família.