LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIA ATIVA: UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REFERENTE AS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
REGINA CELIA DAMASCENO
Autores:
  • Simone Karine da Costa Mesquita
  • Maria Conceida da Cunha Garcia
  • Mayana Camila Barbosa Galvão
  • Déborah Karollyne Ribeiro Ramos
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A prática de enfermagem apresenta-se basicamente orientada por dois paradigmas, o Flexneriano e o paradigma da Produção social da saúde que influenciam os modelos de atenção à saúde e guiam o pensamento dos exercentes dessa profissão. Cientes da importância do tema, mestrandos de um curso de pós-graduação em enfermagem optaram por tratá-lo de forma mais interativa e descontraída propondo aos demais membros do curso que lançassem “um olhar paradigmático sobre as práticas de enfermagem” afim de construírem juntos o saber e promover a melhor compreensão acerca da influência desses paradigmas no exercício profissional, na elaboração de atividades educativas bem como na formação do enfermeiro. Objetivo: Socializar a experiência da utilização de uma metodologia ativa no ensino da enfermagem a nível de Pós-Graduação. Metodologia: Relato de experiência realizado por mestrandos do curso de pós-graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, construído a partir da condução de um seminário proposto pela disciplina “Análise crítica da prática de enfermagem”. Adotando uma metodologia ativa e utilizando o “olho” para explicar de forma análoga, a importância de uma visão mais apurada sobre a prática de enfermagem, nosso propósito foi envolver a turma numa discussão acerca da importância do olhar cuidadoso sobre as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro, bem como a identificação da influência de cada paradigma nas ações de saúde. Fomos mais além e propusemos que, lançando um “olhar” crítico para dentro de cada um, identificassem qual paradigma regia sua prática enquanto profissional de enfermagem. Resultados: A construção e a reflexão coletiva de como a turma de mestrado em enfermagem da UFRN percebe a sua prática foi surpreendente para nós. Aliando poesia, ciência e arte, os mestrandos usaram toda criatividade na construção de sua bricolage e trouxeram à coletividade a compreensão íntima de cada um acerca dos paradigmas que permeiam o cuidar, evidenciando sentimentos de inquietude, reflexão e até mesmo coexistência de ambos os paradigmas guiando sua prática. Conclusão: O encontro da ciência com a metodologia ativa contribuiu para a reflexão, sendo relevante para o envolvimento do grupo e conseqüente aprendizado e aprofundamento do tema do seminário. Criar um ambiente propício foi fundamental para que o grupo expusesse seus conceitos mais íntimos enriquecendo assim tanto a disciplina quanto a prática profissional de cada um.