Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE HIPERTENSO
Relatoria:
THAYANE COSTA FERREIRA
Autores:
- Karla Janayna de Sousa Queiroz
- Lucian da Silva Viana
- Wesley da Silva Marques
- Maria Elizabeth Durans Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Multiprofissionalidade e democracia
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial representa importante fator de risco cardiovascular e pela sua alta prevalência constitui problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. O atendimento multiprofissional ao paciente hipertenso caracteriza-se por um grupo de especialistas que interagem para o trabalho de reabilitação e educação de pessoas com essa doença e são constituídos por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, etc. OBJETIVO: Objetiva-se abordar as vantagens deste tipo de atuação e a necessidade de formação e aperfeiçoamento desses profissionais no atendimento ao paciente hipertenso. METODOLOGIA: Utilizou-se revisão bibliográfica constituída de pesquisa em oito artigos de periódicos, no período de 2000 a 2010, utilizando como descritores: Equipe, Paciente e Hipertensão; através das bases de dados: Bireme, Medline, Google Acadêmico e Scielo. RESULTADOS: A constituição de uma verdadeira equipe multiprofissional, integrada e coesa tem condições de exercer uma atividade vantajosa em prol do paciente hipertenso. Este tipo de estrutura pode ser utilizado para vários tipos de atendimento e, indubitavelmente, traz grandes benefícios à comunidade onde está inserido. Qualquer unidade de saúde que tenha a intenção de alcançar metas mais arrojadas deverá promover a formação e o aperfeiçoamento de profissionais de saúde que atuem na rede básica, de modo a estimular e aprimorar ações e atividades de apoio à realização do autocuidado pelo hipertenso. CONCLUSÃO: Diante da ação da equipe multiprofissional, o paciente hipertenso será submetido a uma gama muito maior de informações com enfoques diferentes e teremos, então, um indivíduo bem orientado, com a possibilidade da incorporação de hábitos saudáveis de vida. Há grande satisfação por parte dos profissionais que atuam na equipe, assim como, sensação do dever cumprido e estímulo a uma atuação cada vez mais abrangente, propiciando atendimento há um maior número de pessoas e um atendimento de melhor qualidade.