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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO CURRICULAR:ENSINO E APRENDIZAGEM,UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NATHALIA MAGALHÃES ALVES
Autores:
  • MARILIA MACHADO MATOS
  • SELDA MARIA DE AGUIAR CARVALHO
  • IZABELA PEIXOTO CAVALCANTE
  • LUCIANA PINTO BRAZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO- Estágio segundo BURIOLLA (1995), é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente. A formação do acadêmico de enfermagem deve ser considerada no contexto de uma formação voltada para uma assistência de qualidade e adequada, que atenda os anseios da política de saúde proposta. O estágio é essencial à formação do aluno como um momento específico de sua aprendizagem, propiciando ao aluno reflexão sobre a ação profissional e visão crítica da dinâmica das relações existentes no campo institucional, apoiados na supervisão enquanto processo dinâmico e criativo.OBJETIVO- Compreender e conhecer a vivência e expectativas do aluno do curso de graduação em Enfermagem nas situações de estágio no cotidiano hospitalar, refletindo sobre o processo de formação, com ênfase na dimensão humana. METODOLOGIA- O presente trabalho tem caráter descritivo, uma vez que relata a experiência de um estágio curricular em enfermagem, realizado em uma unidade de saúde á nível de atenção secundário situado em Fortaleza-Ce, nos meses de fevereiro à maio de 2010. RESULTADOS- As atividades realizadas no estágio extracurricular compreenderam as expectativas, tendo em vista nosso envolvimento com o campo hospitalar, a prática nesse local foi muito valiosa, ao favorecer que o aluno vivencie situações cotidianas que o coloque frente com a realidade concreta associando a teoria com a prática nas realizações dos procedimentos tanto na área emergencial como na clínica nos testes de glicemia, curativos, passagens de sonda, administração de medicamentos, SAE e as evoluções. A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades, interferindo no processo de ensino e aprendizagem, dentre outros aspectos, são valorizadas as dimensões éticas e humanísticas orientadas à cidadania e a solidariedade. CONCLUSÃO- Esta experiência foi bastante enriquecedora, visto que concilia o aprendizado e o ensinamento, aumentando a vivência na prática. Conclui-se que esse estágio foi um instrumento valioso de ensino enquanto acadêmica, permitindo que expressemos os nossos bloqueios,dúvidas e temores. A importância do estágio não se resume à integração do aluno ao mercado de trabalho ou ao aprimoramento de suas habilidades no âmbito profissional, trata-se também de um aspecto relevante na formação humana.