Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL DAS GESTANTES DE ALTO-RISCO
Relatoria:
POLLYANNA ARAÚJO DANTAS
Autores:
- Ana Thatiely Carlos de Carvalho
- Antônio Luiz Bezerra da Silva
- Maria Suélhia Élica de Lima
- Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A assistência pré-natal tem ocupado historicamente um espaço relevante na atenção à saúde da mulher. No que se refere ao pré-natal de alto-risco, o qual compreende um conjunto de atividades que visa à promoção da saúde das mulheres grávidas e dos recém-nascidos e o estabelecimento de ações adequadas à prevenção de agravos, ao diagnóstico e ao manuseio clínico de problemas obstétricos que venham a ocorrer, ou de enfermidades previamente existentes, o enfermeiro como membro da equipe, multiprofissional de saúde deve atuar proporcionando a essa mulher uma assistência integral nesse momento tão especial de sua vida. Objetivos: Relatar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão pelos acadêmicos de enfermagem na assistência à mulher no pré-natal de alto risco, bem como destacar a importância da atuação dos mesmos na qualificação acadêmica. Metodologia: Este trabalho apresenta um relato de experiência, vivenciado por discentes do 5º período de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvido no Projeto MÃE CIDADÃ: Atenção Multiprofissional à Saúde da Gestante de Alto Risco, no Hospital Universitário Ana Bezerra, do município de Santa Cruz/RN, no período de 06/04/2009 a 23/02/2010. O presente relato segue obedecendo às normas da ABNT. Resultados: Os discentes tiveram a oportunidade de realizar variadas funções que competem ao enfermeiro, entre elas: atendimentos especializados interdisciplinares; grupo terapêutico interdisciplinar aberto; palestras educativas interdisciplinares; oficinas de arte e cultura promovidas pelos estudantes e comunidade externa; rodas de conversa com as gestantes, visando amenizar o nível de ansiedade destas e esclarecer as dúvidas no que tange a vivência da maternidade e visitas domiciliares às puerpéras assistidas pelo projeto. Conclusões: Deste modo, os benefícios advindos da participação de acadêmicos de Enfermagem no projeto residiu na possibilidade destes experienciarem uma abordagem interdisciplinar e holística da paciente grávida, fomentando na esfera prática, uma atuação profissional balizada pelos preceitos do novo paradigma do fazer saúde.