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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
NAYANA CASTELIANA CAVALCANTE CASTELO MELO
Autores:
  • ELIANA RODRIGUES FREITAS NOGUEIRA
  • LIANA JÉSSICA QUEIROZ DE FREITAS
  • BARBARA BEATRIZ GOMES MACHADO
  • VANESSA DIAS DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Destaca-se a importância da comunicação como um processo de assistência de enfermagem que facilita a interação com o paciente, bem como a de atitudes e comportamentos que demonstrem respeito e consideração pelas características individuais de cada um. OBJETIVO: Analisar a comunicação na relação enfermeiro-cliente em todo o processo de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica, retrospectiva no período de 1998 a 2007. O levantamento bibliográfico se deu por meio de pesquisa efetuada via internet, no banco de dados da biblioteca eletrônica ”scielo”. Estudo realizado com a leitura detalhada de artigos em periódicos fundamentados na literatura pertinente. O trabalho segue as normas da ABNT. RESULTADOS: O enfermeiro usa as habilidades de comunicação enquanto estabelece um relacionamento terapêutico com a finalidade de identificar e atender as necessidades de saúde do paciente e contribuir para melhorar a prática de enfermagem, despertando nos pacientes sentimentos de confiança, permitindo que eles se sintam satisfeitos e seguros. O relacionamento enfermeiro-cliente é um processo dinâmico envolvendo o esforço participativo do enfermeiro e do cliente para resolver um problema e para promover a saúde e as habilidades de adaptação do cliente. As habilidades de comunicação interpessoal são utilizadas para desenvolver um relacionamento com os clientes que permita compreendê-los integralmente e atender suas necessidades. CONCLUSÃO: A comunicação é um processo complexo, mas necessário, envolvendo recursos humanos e físicos, que devem ser desenvolvidos, praticados e aperfeiçoados para dinamização do serviço, levando sempre em conta, que a busca de conhecimentos e atualizações devem ser freqüentes. É um processo fundamentalmente contínuo para o crescimento individual e coletivo dos profissionais da área de saúde, alem de melhorar e estabelecer uma assistência de qualidade aos pacientes.