LogoCofen
Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA PARA A GERENCIA DO CUIDADO
Relatoria:
larissa alves carvalho
Autores:
  • Kátia Ferreira Costa Campos
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Projeto desenvolvido durante o período de estágio abordando uma avaliação da técnica de curativo em tratamento de ferida aberta e fechada, numa ala de internação cirúrgica de um hospital da rede SUS. Observou-se durante a as técnicas realizadas pelos colaboradores, que havia diferentes maneiras para a realização do mesmo, com dúvidas e falta de padronização da técnica, trazendo prejuízo para a cicatrização da lesão, aumentando de risco de infecção. Diante desse fato, observou-se a importância de uma padronização para o tratamento de feridas cirúrgicas abertas e fechadas para contribuir no controle de infecções hospitalares, bem como a melhoria da qualidade na assistência ao paciente. Para tanto, percorreu-se as etapas: criação de POP- Procedimento Operacional Padrão para tratamento de ferida cirúrgica aberta e fechada; criação de instrumento para avaliação da técnica de curativo junto aos colaboradores; aplicação do instrumento de avaliação de conhecimentos antes da apresentação e treinamento do POP; sistematização dos dados colhidos na avaliação I; implantação do POP (apresentação aos colaboradores com revisão de conhecimentos necessários); aplicação do instrumento após apresentação e treinamento sobre o POP para reavaliação da técnica (avaliação II); sistematização dos dados colhidos na avaliação II e avaliação do projeto. Os resultados encontrados na primeira avaliação demonstraram erros graves, como: lavagem das mãos de maneira inadequada; uso inadequado da agulha para furar o frasco de soro; uso do soro fisiológico sem realização de antissepsia do frasco; não utilização da luva plástica estéril ou kit de curativo estéril, dentre outros. Após a qualificação dos colaboradores através do POP, na avaliação II, observou-se uma melhora significativa, com menor índice de erros, mostrando que o investimento nos POP´s e educação permanente junto aos colaboradores, parecem ser imprescindíveis para o gerenciamento do cuidado, contribuindo para a integralidade do mesmo.