Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
1 GRAMA DE ALEGRIA - DESCOBRINDO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
THYSSIANE BARBOZA VIEIRA
Autores:
- SUELEM MATIAS SANTOS BARRETO
- NATIANE CARVALHO SILVA ARAGÃO
- ARETUSA OLIVEIRA MARTINS BITENCOURT
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Resumo: A busca pelas práticas integrativas nos serviços de saúde pela população brasileira é crescente. Regulamentadas pelo Ministério da Saúde, abrem novos rumos para a área da saúde. Neste contexto, o Projeto de Extensão 1 Grama de Alegria, em busca de re-significação da metodologia e conseqüente mudança no contexto social, incorporou a Portaria nº 971 de 03 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, na fundamentação das nossas atividades. O campo da PNPIC contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela OMS de medicina tradicional e complementar/alternativa. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do auto cuidado. Objetivo: Relatar a experiência da incorporação da PNPIC no Projeto, na tentativa de sensibilizar a todos acerca de novas terapias, da necessidade de investimento no estado emocional do indivíduo no processo saúde-doença e reconstrução das relações na enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e para o desenvolvimento da atividade utilizamos os quatros pilares da educação que se constituem do aprender a conhecer, aprender a fazer, a conviver e a ser. Conclusões: Os resultados desta mudança foram o estabelecimento de duas linhas de ação e de novas estratégias de intervenção, baseadas na PNPIC. Sendo assim, em busca de uma atenção humanizada de saúde, os discentes de saúde da UESC, estão tendo a oportunidade de intervir junto à comunidade de modo diferenciado.