Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DO MANEQUIM DE REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA NA MONITORIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Relatoria:
JULIANA DE CASTRO NUNES PEREIRA
Autores:
- AUGUSTO CESAR BARRETO NETO
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação da atividade mecânica cardíaca confirmada por ausência de pulso central, inconsciência e apnéia. Estudos mostram que, com pessoas treinadas, pode-se alcançar um índice de 40% de reanimações bem sucedidas. Estima-se que haja 70.000 mortes súbitas por ano no Brasil, das quais 40%, ou perto de 30.000, com probabilidade de serem recuperáveis por manobras de reanimação cardiorrespiratória. Estes dados traduzem a necessidade das instituições de ensino de Enfermagem em fornecerem uma preparação não só teórica, como também uma abordagem prática sobre as técnicas de reanimação cardiorrespiratória. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria da disciplina Urgência e Emergência, desenvolvida no Centro Acadêmico de Vitória - UFPE. Nesse contexto, observa-se que a referida monitoria atua no sentido de promover a aproximação do conteúdo teórico trabalhado, com as situações vividas no exercício das práticas de enfermagem. Logo, o manequim de reanimação cardiorrespiratória torna-se um recurso didático de extrema relevância, no sentido de proporcionar aos estudantes a aprendizagem das práticas de reanimação, além de reduzir a margem de erros durante uma situação real. O manequim pode apresentar três modos de operação: situação de treinamento, um socorrista ou dois socorristas atuantes, além de oferecer com maior exatidão a força e frequência ideal para compressão e ventilação. Sua eficácia foi comprovada com base em resultados obtidos durante os seis meses de monitoria onde os 35 alunos do 5º período de enfermagem relataram melhora significativa na compreensão do conteúdo e na execução da técnica. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização de recursos de apoio didático na monitoria se faz necessária por estes atuarem facilitando o processo de aprendizagem.