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Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO GRUPO CUIDAR E VIVER
Relatoria:
RENATA OLIVEIRA MACIEL DOS SANTOS
Autores:
  • Gláucia Cristina Andrade Vieira
  • Racheli Faitanin Passamani
  • Dalvani Marques
  • Munique Vieira Amado
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A enfermagem tem atuado em educação em saúde, principalmente, na atenção básica, visando a promoção e a prevenção de saúde dos usuários. Assim, uma das metas deste campo de atuação da enfermagem tem sido estimular a autonomia e melhorar as ações de auto-cuidado das pessoas, ou seja, incentivar as decisões e estratégias realizadas pelo indivíduo para manter uma vida saudável (STROMBERG, 2005). Este estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem junto a um grupo de educação em saúde de hipertensos e diabéticos em uma unidade de saúde da família, descrevendo as atividades realizadas pela enfermagem. Na atividade de grupo, o tema abordado foi DST/HIV, sendo desenvolvida através da utilização de uma dinâmica de grupo, a promoção da participação ativa dos integrantes do grupo através da exposição das vivências e a discussão das experiências. Destaca-se o bom relacionamento do grupo com os acadêmicos e com a enfermeira, que aparentemente se justifica pela proposta de recepcioná-los de forma acolhedora e de proporcionar uma atividade descontraída, para a introdução do tema a ser abordado. Conclui-se que a atividade contribuiu para a formação dos futuros enfermeiros, possibilitando a vivência de uma atividade educativa com usuários de um serviço de saúde. Do mesmo modo, a utilização de estratégias como a recepção acolhedora, dinâmicas de grupos, discussão do assunto através das concepções já trazidas pelos participantes, contribuem de forma positiva para proporcionar maior integração entre os profissionais educadores e o grupo, possibilitando uma abordagem dinâmica e informal que valoriza o vínculo, o que pode ser eficaz para favorecer a participação dos integrantes. Referências Bibliográficas Strömberg A. The crucial role of patient education in heart failure. EurJ Heart Fail 2005;7:363–9. Teixeira, ER. Representações sobre saúde, doença e autocuidado. Dissertação de Mestrado. EEAN. UFRJ, 1994. Teixeira, ER, Veloso, RC.