Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
PROJETO SALA DE ESPERA: A ENFERMAGEM PROPORCIONANDO UM ATENDIMENTO HUMANIZADO ATRAVÉS DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Relatoria:
ANA KAROLINA DO VALE DA SILVA
Autores:
- ADÉLIA MARIA DOS SANTOS SEGTOWICK
- JOICE DOS REIS SOUZA
- KÁTIA REGINA SILVA DA FONSECA
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Projeto Sala de Espera atua a nível ambulatorial em um Hospital Público de Belém/PA e foi implantado devido a grande concentração de pessoas esperando por atendimento e a constatação da desinformação dos usuários sobre as rotinas do local, o que gera ansiedade, inquietação e nervosismo entre eles, tumultuando os corredores e prejudicando o funcionamento do serviço. Portanto, é um local propício à intervenção, o que facilita o fluxo e a qualidade do atendimento. OBJETIVOS: Atender os usuários dos serviços ambulatoriais e proporcionar a esta clientela um atendimento humanizado, promovendo uma espera mais agradável, diminuindo a tensão causada por esta através da transmissão de informações sobre o processo saúde-doença e funcionamento dos serviços. METODOLOGIA: O projeto conta com 5 estagiárias atuando com planejamento mensal nas áreas do ambulatório e desenvolvendo atividades como: palestras educativas, motivacionais, atividades lúdicas e esclarecimento de dúvidas. O material e a infra-estrutura têm apoio da Instituição. RESULTADOS: Humanizar os serviços de saúde por meio da educação pode ser entendido como um processo representado por toda e qualquer influência sofrida pelo indivíduo, capaz de modificar-lhe o comportamento, desenvolvendo o juízo crítico e a capacidade de intervenção sobre sua vida, logo, por meio de palestras, panfletagem e outras atividades educativas em saúde realizadas nos setores do ambulatório, permite-se ao usuário uma espera mais agradável e respeitosa pelo atendimento, proporcionando não só a educação, mas também a função estimulativa, exercitativa, orientadora e terapêutica. CONCLUSÕES: A concentração de pessoas nos corredores do ambulatório gera ansiedade e inquietação entre os usuários, no entanto, este tempo inevitável e ocioso pode ser revestido em momento de transmissão de informações e compartilhamento de experiências, além de entretenimento, minimizando a angústia das pessoas e facilitando sua passagem pelo hospital.