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Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO DO PERFIL DO ALUNO DE ENFERMAGEM POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA TUTORIAL
Relatoria:
CAMILA PIQUI NASCIMENTO
Autores:
  • Mayla Silva Borges
  • Uanislélia Lima da Silva
  • Priscilla Miranda Martins
  • Rosiane Ferreira Araujo Feliciano
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Para formar profissionais adequados no enfrentamento dos problemas no campo da saúde envolve não apenas a formação de competências e habilidade, mas também de atitudes pautadas em valores humanos. O objetivo deste projeto foi a implantação de um sistema tutorial nas disciplinas de Saúde Coletiva e Projeto Integrado de Práticas Educativas do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, baseou – se na introdução de um aluno tutor, visando o acompanhamento semanal dos educandos em pequenos grupos de modo a facilitar a construção do conhecimento pelos mesmos, por meio da utilização de processos ativos de ensino-aprendizagem, em múltiplos cenários de cuidado e que também permitam a avaliação da formação processual do perfil profissional, o qual seja “profissional generalista, humanista, crítico, reflexivo e ético; qualificado para o exercício da profissão com base no rigor científico e intelectual; capaz de intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalente no perfil epidemiológico nacional e regional e identificar seus determinantes bio-psico-sociais; capacitado a trabalhar em equipe e atuar como membro formador e coordenador da equipe de saúde; desenvolver a prática profissional-assistência, ensino, pesquisa incorporando a ciência e a arte de cuidar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania promovendo a saúde integral do ser humano”. Este projeto está implantado a um ano e meio, espera-se que ao final os alunos-tutores e alunos do curso: compreendam que o ensino é indissociável a extensão e a pesquisa; construam novos significados e saberes que possibilitem o desenvolvimento de competências nas áreas político-gerencial, educacional e de saúde; aprofundem o conhecimento sobre trabalho em equipe e educação em saúde e os reconheçam como componentes essenciais do trabalho em saúde coletiva, vinculado estreitamente à consolidação do SUS e, conseqüentemente, de um projeto de sociedade.