Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS DO RISO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE IMPERATRIZ – MA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ALINE ISABELLA SARAIVA COSTA
Autores:
- PAULO ROBERTO DA SILVA RIBEIRO
- ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Este estudo trata-se de um relato de experiência vivenciada no período de março de 2007 a junho de 2009. As atividades são referentes ao Projeto Enfermeiros do Riso realizado por acadêmicos do Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Este trabalho teve como público alvo crianças de quatro a nove anos de idade de escolas da rede municipal de Imperatriz – MA, objetivando promover educação em saúde ao público escolar. Para tanto, foram realizadas visitas nas escolas públicas uma vez por semana em turnos previamente estabelecidos. Durante estas foram realizadas peças teatrais onde os acadêmicos se maquiavam e vestiam roupas de palhaços para tratar da importância de manter a higiene corporal, bem como combater a dengue. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a promoção da educação em saúde por meio de peças teatrais é uma ferramenta importante para a transmissão do conhecimento, permitindo maior envolvimento e integração entre os futuros enfermeiros e as crianças abordadas no estudo. Além disso, observou-se que a aprendizagem do público alvo ocorreu de forma mais espontânea devido às brincadeiras, à apresentação dos cartazes ilustrados, às roupas de palhaços e à encenação sobre os fatos ocorridos no cotidiano das crianças em relação à higiene pessoal. Dessa forma, foi possível proporcionar uma melhor compreensão das importantes medidas de prevenção e auto cuidado, além do desenvolvimento das habilidades do discente de enfermagem como educador, apresentando de forma criativa e dinâmica as necessidades do cuidado para manter um corpo saudável e prevenir doenças, como a dengue. Assim, o teatro deve ser inserido como forma de diversificar o trabalho na enfermagem, diminuindo o espaço entre o profissional de enfermagem e o cliente. Visto que é difícil orientar uma criança sobre hábitos adequados de higiene quando a mesma não aprendeu direito em seu ambiente doméstico e escolar.