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Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTE COM EPISÓDIO DEPRESSIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
THALYTA MARIANY REGO LOPES UENO
Autores:
  • Franciane Aguiar Santana
  • Érica de Sousa Silva
  • VALNEY MARA GOMES CONDE
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas na assistência humanizada e individualizada à portadora de transtornos mentais (episódio depressivo), utilizando o processo de enfermagem no atendimento das necessidades humanas básicas afetadas. REFERENCIAL TEÓRICO: Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave o cliente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia, diminuição da atividade e da autoconfiança, e freqüentes idéias de culpabilidade e/ou de indignidade. O humor depressivo é variável e pode se acompanhar de sintomas ditos “somáticos”, por exemplo, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite e libido. O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar o grau do episódio depressivo. Neste referido estudo foi diagnosticado F32.1, Episódio depressivo moderado, no qual estão presentes quatros ou mais sintomas e o paciente aparentemente tem muita dificuldade para continuar desempenhar as atividades de rotina. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante a prática da disciplina Enfermagem em Saúde Mental, no Centro de Apoio Psicossocial de Santarém-Pará. Foi realizada a coleta de dados através de análise de prontuários, consulta de enfermagem e entrevista para subsidiar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). ANÁLISE DE RESULTADO: Observou- se a necessidade de estabelecer um plano assistencial no qual contenha atividades em oficinas terapêuticas e programas de reabilitação psicossocial, promovendo, assim, o retorno do cliente ao convívio em sociedade. CONCLUSÃO: O enfermeiro deve saber caracterizar a situação do seu cliente e assim distinguir os cuidados e intervenções prioritárias ao seu bem estar, nesse caso restabelecer o cliente que se encontra fragilizado perante a situação.