
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
OFERTA DE DISCIPLINA EM LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Herica Silva Dutra
Autores:
- Kelli Borges dos Santos
- Elenir Pereira de Paiva
- Suellen Cristina Dias Emídio
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: competências em língua inglesa são uma exigência crescente no cenário acadêmico. A língua inglesa é reconhecida como a “língua franca da ciência” o que demanda o desenvolvimento das habilidades ler, escrever, compreender e falar em inglês para acessar as evidências mais recentes e divulgar os resultados de estudos desenvolvidos. Objetivo: descrever a experiência de ensino em língua inglesa para estudantes da saúde. Método: trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência. A disciplina Scientific Communication in English, com carga horária de 15 horas, tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades para a comunicação científica em inglês de forma objetiva e segura. A oferta ocorre anualmente vinculada ao evento de internacionalização intramuros da Universidade Federal de Juiz de Fora denominado “Global July”. O conteúdo inclui apresentação pessoal, linguagem corporal, networking, escrita científica, e elaboração e apresentação de trabalhos em eventos científicos internacionais. Resultados: a disciplina recebe discentes de diferentes cursos, incluindo alunos de graduação e pós-graduação. Professores convidados de diferentes países como Austrália, Estados Unidos e Brasil compartilham conhecimentos e experiências, aproximando o conteúdo da realidade acadêmica. São utilizados vídeos, leitura de textos, exposição dialogada e roda de conversa. Além disso, uma sessão pôster é simulada ao final da disciplina a fim de permitir aplicação prática dos temas abordados. Soma-se o incentivo ao intercâmbio estudantil e parcerias internacionais para produção científica conjunta. Os discentes avaliam positivamente a disciplina, destacando a oportunidade de desenvolver habilidades em língua inglesa no contexto acadêmico e científico. Entretanto, destaca-se a baixa adesão devido a medo e insegurança para compreender e expressar-se em inglês. Discussão: movimentos de internacionalização intrainstitucionais são desejáveis considerando o potencial impacto na divulgação e indexação científica da produção acadêmica. A internacionalização intramuros é uma prática mais inclusiva e abrangente, quando comparada ao intercâmbio estudantil. Considerações finais: a oferta de disciplina em língua inglesa é benéfica para os discentes e contribui para futura ampliação de publicação e indexação de estudos brasileiros, bem como favorece networking e formação de parcerias para desenvolvimento de estudos com colaboração internacional.