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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
INTEGRAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS E APRENDIZAGEM
Relatoria:
Mykaellen da silva santos
Autores:
  • Adriene Victória de Sousa Santos
  • Ana Márcia Coelho dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em enfermagem baseia-se na necessidade da participação do aluno como sujeito de construção de conhecimento e não mais espectador do cuidado. Nesse contexto, a integração de estagiários na Equipe de Estratégia de Saúde da Família configura como papel essencial no desenvolvimento profissional. Dessa forma, este relato de experiência, irá explorar os desafios e aprendizados vivenciados durante o período de inserção na Estratégia Saúde da Família (ESF), avultando a importância dessa prática para a formação acadêmica e profissional. OBJETIVO: Relatar a experiência de estagiários do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão quanto aos desafios enfrentados e as lições aprendidas ao longo do processo de integração na ESF em uma Unidade Básica de Saúde. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão durante o estágio curricular supervisionado (ECS) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de uma cidade no interior do Maranhão, durante os meses de Abril e Julho de 2024. Os estagiários foram supervisionados pela preceptora enfermeira da ESF que apresentou a equipe, como os Agentes Comunitários de Saúde e a médica. RESULTADOS/DISCUSSÕES: O desenvolvimento de habilidades quanto aos protocolos de atendimentos e habilidades de comunicação interpessoal foram enfrentados, através de orientações e engajamentos quanto às atividades práticas. As visitas domiciliares, garantiram experiências positivas quanto ao cuidado holístico ao paciente e o fortalecimento de vínculos. A interação com diferentes profissionais da equipe multidisciplinar, foi primordial para compreensão das relações interpessoais no ambiente do trabalho. Consoante a isto, as reuniões de equipe proporcionaram momentos de planejamento de ações e intervenções no território. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os desafios enfrentados durante a integração inicial dos estagiários foram superados no decorrer do estágio, com o apoio da equipe e com orientações adequadas. Assim, o estágio curricular supervisionado na ESF é um momento importante para o amadurecimento profissional e pessoal desses estagiários. Enfim, essa experiência pré-profissional é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências no enfrentamento de desafios futuros na área da saúde.