
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
AUTOCONFIANÇA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM COM O USO DA TELESSIMULAÇÃO EM CASO DE DESOBSTRUÇÃO INEFICAZ DE VIA
Relatoria:
Bruna Gonçalves Ribeiro Araujo
Autores:
- Nathália Cristina Ferreira Dias
- Juliana Faria Campos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pandemia do COVID-19 impôs diversas mudanças e repercussões à sociedade, como o isolamento social e o ensino remoto, nesse panorama, a telessimulação ganha grande destaque como um instrumento metodológico eficaz, apoiando o sistema de ensino. OBJETIVO: Investigar a autoconfiança dos estudantes de enfermagem sobre o uso da telessimulação no seu processo de ensino e aprendizagem. MÉTODO: A coleta de dados ocorreu em junho de 2024, com estudantes de uma Instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. A prática foi realizada por meio diálogos de aprendizagem, em uma plataforma online, em que, após a exposição de um cenário telessimulado, os alunos foram submetidos à um formulário que contemplava questões acerca da acurácia diagnóstica, além de preencherem a escala de satisfação e autoconfiança com o uso da telessimualção. Resultados: Os discentes indicaram autoconfiança com o uso da telessimulação, com a média de 4,47. CONCLUSÃO: A autoconfiança, como um importante componente cognitivo e competência pessoal, permite avaliar a eficácia das estratégias de ensino, como a telessimulação, comprovando sua importância e eficiência.