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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE A UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Raissa Pereira Bessa
Autores:
  • Cintia Oliveira Alves
  • Ana Beatriz dos Santos Torres
  • Claudia Simões Cavalcanti de Albuquerque Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Materiais educativos são ferramentas que potencializam as intervenções de saúde, trazendo empoderamento para essas pessoas sobre o conhecimento que foi recebido. Visto isso, pode-se aplicar essa metodologia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois devido sua complexidade se faz de extrema necessidade que haja educação em saúde nesse ambiente, em essencial com acompanhantes, familiares e visitantes, pois são, em maioria, pessoas leigas. OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de um material educativo sobre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a elaboração de um folder educativo utilizado em uma ação de educação em saúde para visitantes dos pacientes que se encontram na UTI, a ação foi realizada no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), situado na cidade de Fortaleza-Ceará. O período do estudo foi de maio de 2024. O processo de construção do folder envolveu as seguintes etapas: definição do público-alvo, pesquisa na literatura das evidências apresentadas, identificação do conteúdo relevante e organização do texto, criação de figuras, configuração e formatação do folder para torná-lo atrativo ao público-alvo. RESULTADOS: O folder foi formatado no tamanho de uma folha de papel A4, contendo informações em ambos os lados e com duas dobras. Os temas abordados no folder foram os seguintes: O que é uma UTI, quais os equipamentos utilizados na unidade, quais os cuidados que deve se ter antes e depois de realizar a visita (deu-se ênfase na higienização das mãos e na retirada de adornos), regras da UTI, como não mexer ou manusear em qualquer dispositivo do paciente ou leito, os horários de visita e suas normas, também foi redigido sobre a questão de não haver cobranças pelo hospital, pois o mesmo é público, sendo informado as formas de contato para denunciar em caso de cobrança. Os visitantes se mostraram interessados pelo material e pelo diálogo, tendo em vista que o assunto a qual estava sendo tratado era de seus interesses, além de que durante a conversa foram surgindo dúvidas por eles e logo essas incertezas eram revertidas. CONCLUSÃO: Logo, fica evidente a importância da elaboração eficiente de uma educação em saúde e do material educativo construído, visando alcançar outras pessoas além dos profissionais da saúde, e tendo as figuras visuais, como o folder, sendo uma alternativa plausível e interessante para alcançar os objetivos propostos.