
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ESTUDO E COMPREENSÃO DOS DISCENTES
Relatoria:
Samuel Arcanjo de Lima
Autores:
- Alice da Silva Miranda
- Daniel Lima da Silva Júnior
- Raynara Pinheiro Lima
- Valéria Vitória Albuquerque Ramos
- Karen Ribeiro da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A monitoria acadêmica é uma estratégia educacional que envolve alunos mais experientes auxiliando seus colegas em atividades de estudo e compreensão de conteúdos. Esse método tem se mostrado eficaz no fortalecimento das habilidades acadêmicas e na promoção de uma aprendizagem mais colaborativa. Além disso, monitoria acadêmica é um apoio ao estudante, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e desperta o interesse do mesmo a se tornar questionador, crítico, mais criativo e reflexivo como profissional. Ademais, no Ensino Superior, tem sido caracterizada como incentivadora, propiciando aos discentes uma experiência única de aspectos educacionais que desenvolve tanto as habilidades associadas à docência no monitor quanto colaborar na metodologia de ensino- aprendizagem dos acadêmicos. No entanto, o programa de monitoria no espaço acadêmico não é bem visualizado e até mesmo pouco interesse por parte dos alunos e como consequência isso acaba levando a privação de experiências. OBJETIVO: Relatar a experiência dos discentes de um programa de monitoria acadêmica no desenvolvimento de habilidades de estudo e na compreensão dos conteúdos pelos alunos de um curso de graduação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência embasado na vivência durante a monitoria do ano de 2024, para turmas de 5° período do curso de enfermagem do Centro Universitário do Norte e utilizando-se de suporte 2 artigos publicados na base SciELO. RESULTADOS: Durante o período de monitoria, foram realizadas diversas atividades práticas e teóricas, incluindo acompanhamento em aulas, suporte na aplicação de provas e auxílio aos alunos para sanar dúvidas. Destaca-se a organização de sessões de estudo extra, focadas em revisões que facilitaram a compreensão de temas complexos antes das avaliações. CONCLUSÃO: A monitoria acadêmica demonstrou ser uma ferramenta eficaz no desenvolvimento das habilidades de estudo e compreensão dos alunos. Proporcionou um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os estudantes puderam reforçar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aplicá-los de maneira mais segura e confiante. Além disso, a monitoria acadêmica não só complementa o aprendizado formal, mas também prepara os futuros profissionais de enfermagem para os desafios do campo, contribuindo significativamente para sua formação integral.