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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
BRINCANDO PARA CUIDAR: APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO EM UM HOSPITAL DA PARAÍBA
Relatoria:
Jessica de Lima Furtado
Autores:
  • Débora Paula Fontes Dantas
  • Eliane Rolim de Holanda
  • Erika Acioli Gomes Pimenta
  • Fábia Barbosa de Andrade
  • Kenya de Lima Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A hospitalização é uma experiência desafiadora que impacta a família e a criança. Durante este processo, a criança é retirada de seu núcleo habitual e inserida em um ambiente desconhecido, onde passará por procedimentos diagnósticos e terapêuticos que podem causar desconforto físico e psicológico. Neste cenário, estratégias de comunicação alinhadas à etapa do desenvolvimento infantil devem ser implementadas para minimizar o sofrimento, como o Brinquedo Terapêutico (BT). Trata-se de tecnologia leve de cuidado que favorece à adesão da criança e família ao tratamento, promovendo maior bem-estar físico e emocional. OBJETIVO: Descrever a experiência sobre a aplicação do brinquedo terapêutico instrucional (BTI), durante os cuidados de enfermagem, com crianças hospitalizadas. MÉTODO: Relato de experiência da sessão de BTI realizada nas enfermarias pediátricas de um hospital escola da Paraíba, por estudantes e profissionais de enfermagem, para promover compreensão sobre a funcionalidade dos órgãos, o processo de saúde-doença e desmistificar procedimentos hospitalares. A intervenção ocorreu em abril de 2024 com crianças em idade pré-escolar, individualmente, acompanhadas pelas mães. Inicialmente, contou-se a história de uma cidade fictícia, denominada “Cidade dos Órgãos”, onde moravam o coração, os pulmões, o cérebro e o estômago. Durante a narrativa, realizou-se perguntas sobre cada órgão e explicações sobre procedimentos realizados, como o uso da nebulização, administração de medicamentos e exames. RESULTADOS: As crianças participaram ativamente, demonstrando interesse na dinâmica, compartilhando dúvidas e sentimentos sobre alguns procedimentos hospitalares. Notou-se melhor compreensão sobre o funcionamento do corpo humano, a importância da manutenção da saúde e houve colaboração nos cuidados executados durante a assistência, estabelecimento de vínculo e promoção de um ambiente hospitalar acolhedor. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O brinquedo terapêutico promoveu abordagem lúdica e instrucional sobre a função dos órgãos e o processo de saúde-doença. Foi notório o aprendizado, desenvolvimento emocional e bem-estar das crianças atendidas. Outrossim, destaca-se a relevância da inserção do ensino da técnica na formação acadêmica em enfermagem para que o conhecimento e a aproximação com o BT seja uma realidade no cuidado em saúde, bem como o preparo/aperfeiçoamento da equipe acerca do mesmo, contribuindo para a realização de um cuidado integral.