LogoCofen
Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO EXTENSIONISTA PALHAÇOTERAPIA EM AÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Helena de Lira Tenório
Autores:
  • Pedrina Helena Borges de Oliveira
  • Elizabete Barbosa de Lima
  • Lais Carolaine Gonçalves de Oliveira
  • Agatha Helena Firmino da Silva
  • Thaynara da Cruz Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A progressiva inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) entende a importância de um cuidado individualizado, humanizado e qualificado ao usuário. Uma das vertentes das PICS é a Musicoterapia, que consiste em ouvir músicas que contêm batidas e melodias que auxiliam os indivíduos a atingirem um estado pacífico e a aliviar desconfortos, promovendo o bem-estar corporal e mental. Outra vertente é a Palhaçoterapia, que leva aos hospitais e ambientes que demandam dessa terapia práticas profissionais que rompem modelos tradicionais de cuidado, trazendo mais humanização. Objetivo: Relatar experiências de vivências do projeto de extensão “Palhaçoterapia em Ação” vinculado ao Centro Universitário UNINOVO, localizado em Olinda, que propõe humanizar o atendimento de enfermagem e levar o bem-estar às comunidades. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das ações de um projeto de extensão interdisciplinar onde foram realizadas práticas de humanização na comunidade de Peixinhos, criação de personagens a partir da figura do palhaço, e estudado a função das práticas integrativas através de bases literárias de dados disponíveis online no período de março a junho de 2024. Resultados e discussões: A primeira ação do projeto de extensão aconteceu na Creche Mãe Outra em Peixinhos onde os acadêmicos de Enfermagem levaram a Palhaçoterapia nas salas de aula junto ao Projeto Saúde nas Escolas a fim de levar informações sobre dengue para as crianças e fazer a Palhaçoterapia com muita brincadeira e música. Os alunos do projeto também confeccionaram brinquedos com material reciclável para doação em escolas e hospitais, e além da prática em campo os alunos junto a coordenação do curso organizaram palestras de caráter informativo com profissionais da área de Práticas Integrativas, como Palhaçoterapia e Musicoterapia para os alunos da instituição UNINOVO em Olinda. Considerações finais: As práticas integrativas podem melhorar o bem-estar das pessoas que estão participando das ações de palhaçoterapia, além de ampliar os conhecimentos obtidos pelos acadêmicos durante a execução do projeto. Implicações para a Enfermagem: Estimular a participação dos acadêmicos em projetos possibilita a construção de um novo pensamento crítico-reflexivo-humanizado e atitudes que devem ser mantidas no seu futuro profissional.