
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
COMO A EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE AJUDA A PREVENIR IRA´S : RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
WINICIOS SILVA DA SILVA
Autores:
- Elcivana Leite Paiva Pereira
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A higienização das mãos é uma medida simples e o principal item das Precauções Padrão, que abrangem os princípios básicos para prevenção e o controle de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde). É de suma importância que a equipe de enfermagem realize esta ação de maneira correta e adequada, pois esses são profissionais que estão com frequência em contato direto com os pacientes, e as mãos são consideradas as principais ferramentas desses profissionais. (ANVISA, 2023)
Relatar a experiência de discente de enfermagem membro de uma liga acadêmica focada em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, que palestrou para profissionais de saúde em uma maternidade do estado do Amazonas sobre a importância da higienização correta das mãos.
Trata-se de um relato de experiência em educação em saúde, através de uma palestra, realizada pelo graduando de enfermagem membro de uma liga acadêmica do Centro Universitário Fametro, sobre a importância da higienização das mãos, no horário matutino em uma maternidade estadual do Amazonas.
Na Campanha de Higienização das Mãos realizada na maternidade, foi abordado como a higienização das mãos é importante para o ambiente hospitalar. Não só os profissionais da saúde, mas também se estendeu a grande parte dos funcionários que estavam presentes no hospital.
De uma forma simplificada foi debatido os benefícios e a relevância que a temática tem dentro de um âmbito hospitalar, onde foi relembrada a técnica de higienização das mãos com água e sabão e também a de fricção das mãos com solução alcoólica, realizá-la antes e após procedimentos realizados pelos profissionais da saúde. Ademais foram inseridas dinâmicas, como jogos de perguntas e respostas, quebra-cabeças, interações e entrega de folders para tornar esse momento mais descontraído possível para os profissionais.
Diante dos resultados, consegue-se observar a importância dessa temática para os profissionais de saúde, principalmente para a equipe de enfermagem. Essa campanha é uma boa forma de promover a chamada ‘’educação continuada’’ para esse público, pois dentro do local de trabalho é preferível desenvolver ações de uma forma que atraia essa população alvo, para que os mesmo não acabem tendo um pensamento sacal sobre o assunto.
Sendo assim, se conseguiu atingir o principal objetivo da campanha, que consiste em relembrar as técnicas de higienização das mãos e se fosse o caso atualizá-las para profissionais mais predecessores.