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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA DE PRIMEIROS SOCORROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Jeferson Viana Araújo
Autores:
  • Giovanna de Freitas Barbosa
  • Maria Julia Santos de Lima
  • Maria Luiza Maia Guimarães
  • Tâmara Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O programa de monitorias acadêmicas funciona como uma atividade de apoio pedagógico que abrange diretamente os discentes, monitores e professores a fim de promover o desenvolvimento das disciplinas, favorecendo os processos de ensino-aprendizagem e contribuindo na formação profissional em saúde. No que se refere à atuação da enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar, a avaliação e o cuidado da vítima devem ser eficazes, para reduzir os resultados negativos e aumentar a sobrevivência. Nesse sentido, a monitoria de primeiros socorros destaca-se, para viabilizar uma assistência de qualidade aprimorando habilidades cognitivas e motoras por meio de capacitações pautadas em evidências científicas, durante o percurso formativo de futuros profissionais de enfermagem. Objetivo: Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência dos monitores em Enfermagem da Universidade de Pernambuco acerca das experiências vivenciadas durante a realização das atividades de monitoria acadêmica da disciplina de Primeiros Socorros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por um grupo de monitores da disciplina de Primeiros Socorros da Universidade de Pernambuco (UPE). Resultados: As atividades da monitoria envolvem a aprendizagem de habilidades práticas no atendimento pré-hospitalar. Sendo assim, as turmas são divididas em quatro estações, onde serão ministradas aulas práticas sobre determinado tema, que já foi abordado em aula teórica. Dessa maneira, os monitores precisam criar situações realísticas que possam ser bem assimiladas e reproduzidas, de forma a preparar os estudantes a uma situação de atendimento em primeiros socorros, assim como, sanar todas as dúvidas que possam surgir durante esse processo. Considerações finais: A experiência de realização dessas atividades oportunizou a vivência sobre a importância do incentivo à participação dos estudantes da graduação nas atividades práticas ministradas durante as monitorias, que constituem um momento de troca de conhecimento entre os alunos e os monitores, bem como, possibilita o treinamento adequado no âmbito geral de primeiros socorros.