
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA EDUCATIVA EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES DE PESSOAS ESTOMIZADAS APÓS A ALTA HOSPITALAR
Relatoria:
FABIANO ANDRADE DA COSTA
Autores:
- Beatriz Alves de Oliveira
- Thalia Alves Chagas Menezes
- Camila Barroso Martins
- Tifanny Horta Castro
- Marli Teresinha Gimeniz Galvão
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Estomias intestinais são procedimentos cirúrgicos indicados quando alguma parte do intestino apresenta disfunção, obstrução ou lesão. A estomia é realizada na parede abdominal, permitindo a exteriorização de um segmento do intestino, sendo a colostomia e a ileostomia, cujos conteúdos eliminados são coletados. Contudo é essencial que a pessoa com estomia, familiar e ou cuidador recebam informações detalhadas sobre o autocuidado para garantir segurança do cuidado e redução de complicações. Neste interim, fomentou-se o desenvolvimento de uma tecnologia educativa em saúde como meio de orientação pós-alta hospitalar. OBJETIVO: Desenvolver e implementar uma tecnologia educativa em saúde, do tipo folder para orientações de prevenção de complicações da estomia intestinal no período de alta hospital. MÉTODO: Estudo metodológico foi utilizado para o desenvolvimento do folder, durante o primeiro semestre de 2024, durante atividade de disciplina de promoção da saúde de um programa de pós-graduação de universidade pública. A tecnologia educativa foi desenvolvida em junho de 2024, envolvendo três fases: busca na literatura científica (SciELO, BVS e Sobest); desenvolvimento do folder e a aplicação. RESULTADOS/DISCUSSÃO: A revisão de literatura direcionada sobre a temática estomias de eliminação permitiu observar as principais informações pós-alta. Com tais indicações, foi desenvolvida a tecnologia, visando baixo custo, boa durabilidade e uso de forma hábil e dinâmica no ambiente hospitalar. A construção do folder, foi realizada na plataforma online Canva, frente e verso, utilizando elementos essenciais de cor que pudesse dar ênfase no conteúdo para o público-alvo, com melhor facilidade de locomoção, visibilidade e fácil distribuição. A terceira fase foi a discussão do folder com profissionais de saúde que desenvolvem cuidado aos estomizados (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). Posteriormente, a tecnologia educativa foi amplamente divulgada entre os demais profissionais de saúde e, na sequência apresentada para as pessoas coma estomias no período de alta hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A tecnologia educativa desenvolvida facilitará a adoção de boas práticas para prevenir complicações após alta hospitalar, sugerindo ser implementada nos segmentos de Estomaterapia de diferentes instituições de saúde. O uso deste material facilitará a prática e educação em saúde da enfermagem baseada em evidência.