
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO CLÍNICA EM HEMOTRANSFUSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PESQUISA
Relatoria:
Marta Maria Martins Brazil
Autores:
- Amanda Sousa Rodrigues
- Maria Victória Viana Alves
- Antonia Elizangela Alves Moreira
- Érica Sobral Gondim
- Emiliana Bezerra Gomes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A transfusão sanguínea é utilizada em casos de emergências, cirurgias e tratamentos de doenças hematológicas. O uso da simulação clínica tem se destacado como estratégia educacional na execução segura e controlada de habilidades e pode ser implementada na transfusão. OBJETIVO: Objetiva-se descrever a vivência de uma bolsista da iniciação científica em uma simulação clínica transfusional. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, ocorrido no período de setembro de 2023 a junho de 2024. O projeto intitulado ”Simulação clínica e marcos de competência de enfermagem na promoção da transfusão sanguínea segura” é vinculado ao grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar, desenvolvido por uma bolsista e grupo de simulação, composta por um docente, uma mestranda e voluntários. RESULTADOS/DISCUSSÃO: A vivência foi dividida em criação de cenário e observação da aplicação na disciplina de processo de cuidar na situações clínicas e cirúrgicas em saúde do adulto. Para a realização da primeira parte do estudo foi elaborado o cenário, dividido e criado a partir de manuais, normas regulamentadoras e artigos científicos sobre transfusão sanguínea. A segunda etapa, foi realizada no laboratório de habilidades com manequins de média fidelidade e bolsas de sangue artificial, pela professora da disciplina e observação da bolsista de iniciação científica para ajuste do cenário. Inicialmente, foram fornecidas ao grupo de alunos de enfermagem as instruções para o desenvolvimento da simulação com o cenário construído na pesquisa de iniciação científica. O monitoramento e avaliação após cenário pela observação direta foi realizada pela docente, uma mestranda e pela bolsista, com avaliação de desempenho pelo checklist estruturado de realização da hemotransfusão. No momento do debriefing os estudantes falaram sobre os desafios e aprendizados com o cenário. O momento do feedback foi detalhado e destacando pontos fortes e áreas a serem melhoradas no cenário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência da bolsista de iniciação científica foi exitosa, apesar da pouca estrutura do laboratório em obter todos os materiais e insumos necessários para desenvolvimento do cenário simulado. Foi possível observar os pontos de melhora do cenário e as necessidades de ajustes. Ademais, a vivência permitiu aprimoramento do cenário construído pela bolsista de pesquisa para a redução de eventos adversos e promoção da segurança do paciente na hemotransfusão.