
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA DE PRÁTICAS DO CUIDAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA DISCENTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Caline Santos Amorim
Autores:
- Thays de Oliveira Moura Fé Santana
- Luiza Taciana Rodrigues de Moura
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O aprendizado de forma completa em enfermagem necessita da obtenção de habilidades, técnicas e conhecimentos específicos. Com isso, a monitoria acadêmica é ferramenta de suma importância no ensino-aprendizado tanto do aluno-monitor, quanto dos discentes beneficiados pela monitoria, abrangendo não somente o ensino, mas também a pesquisa e a extensão, favorecendo o aluno em todos os eixos acadêmicos. Dessa forma, os discentes envolvidos são beneficiados nos aspectos de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, incentivando o pensamento crítico e proporcionando o método de ensino de maneira simplificada, com linguagem adequada aos alunos e menos formal, facilitando a fixação do conteúdo e estreitando os laços entre a disciplina abordada e o acesso ao conhecimento. Logo, a monitoria é um instrumento útil no cotidiano da Enfermagem, essencialmente nas modalidades de Semiologia e Semiotécnica, em que é crucial o conhecimento alicerçado à prática. Objetivo: Relatar a experiência vivida durante o desenvolvimento da monitoria acadêmica de Práticas do Cuidar I e II. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da monitoria de ensino no módulo Práticas do Cuidar I e II, realizada pelas acadêmicas do 8º período de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco, no período entre 2023 e 2024, para turmas do 2º e 3º período. Resultados: Sob a orientação de docentes foram realizadas aulas práticas para aprofundamento do conhecimento de assuntos ministrados na disciplina. As atividades foram feitas a partir de encontros semanais, confecção de mapas mentais, desenvolvimento de estudos de casos, simulação de prova prática e acompanhamento na prática hospitalar. Ademais, a monitoria contribuiu para a formação das alunas-monitoras, haja vista que foi necessário melhorar os conhecimentos técnico-científicos, além disso, a vivência oportunizou a fixação de conteúdos e o estímulo de habilidades referentes à docência, como comunicação, responsabilidade, organização e aprimoramento do senso crítico. Outrossim, a atividade colaborou para a melhoria da qualidade de ensino, visto que atuou como apoio pedagógico para os discentes. Conclusão: Diante desse contexto, a monitoria viabiliza o intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, além de oportunizar aos alunos mais um momento para dirimir dúvidas e reforçar a articulação do saber teórico-prático, portanto, é instrumento importante na formação profissional qualificada.