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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
O APRENDIZADO DA QUALIDADE E SEGURANÇA NOS CUIDADOS EM SAÚDE COM METODOLOGIAS ATIVAS
Relatoria:
FABÍOLA SANTOS LINO
Autores:
  • Eleonora Padilha Soares
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O caminho da qualidade e segurança exige dedicação, normas, rotinas e o trabalho conjunto da equipe de saúde. Nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem os alunos são protagonistas, pensadores e não apenas passivos ouvintes. Sem dúvida aprender qualidade e segurança nos cuidados em saúde por meio de metodologias ativas foi uma oportunidade de refletir e problematizar as práticas em saúde. Objetivo: Discutir a experiência de aprender qualidade e segurança nos cuidados em saúde por meio de metodologias ativas em uma Especialização sobre Qualidade e Segurança do Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS). Método: Relato de experiência foi organizado em dois capítulos intitulados aprendendo com as metodologias ativas e o caminho da qualidade e segurança nos cuidados em saúde. Mostra a trajetória de aprendizado no curso ocorrido em 2022 e 2023. Resultados: A jornada inicia apresentando as metodologias ativas, um modo de ensinar com atividades diferenciadas e que foram utilizadas no curso, para ensinar a qualidade e segurança, como a viagem educacional, a Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE (Team-Based Learning – TBL), a Espiral Construtivista (EC) e o quadro interativo Jamboard. Em seguida vem a qualidade do cuidado, com a ciência e tecnologia de saúde, sendo produto desses dois fatores e caracterizada por dimensões e pilares. Enfatiza-se a tríade de Donabedian (Estrutura- Processo - Resultado) para gerir bem os recursos, equipamentos e reduzir desperdícios. Discussão: É fundamental considerar recursos humanos capacitados e na gestão de pessoas lembrar da motivação e incentivo, com processos de trabalho adequados em que os protocolos são elaborados de forma efetiva. Na qualidade a dimensão segurança surge para proporcionar melhores resultados, combater falhas ou danos ao paciente, reduzindo as consequências decorrentes de um cuidado inseguro. As metas internacionais de segurança do paciente refletem boas práticas e são adotadas por instituições de saúde em todo mundo. Considerações finais: Conclui-se um efetivo aprendizado com o curso qualidade e segurança nos cuidados em saúde, mostrando um caminho a ser percorrido, com necessidade constante de atualização e atenção as novas práticas em saúde.