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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
Uso da simulação realística na atividade curricular de ética e bioética em enfermagem: relato de experiência
Relatoria:
Karén Kelyany Duarte Costa
Autores:
  • Renata Ferreira de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A dimensão ética presente na especificidade do trabalho de enfermagem envolve não somente aspectos relacionados à normatização contida na legislação e código profissional, mas também se estende a todas as nossas atitudes, comportamentos e responsabilidades como ser social. Objetivos: Relatar a importância da simulação realística nos aspectos éticos e bioéticos do trabalho de enfermagem durante o processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino superior do curso de Enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência, estudo de caráter qualitativo com abordagem descritiva, desenvolvido numa universidade pública do estado da Paraíba e elaborado por meio de vivências pedagógicas com simulações de casos envolvendo princípios éticos e bioéticos no processo de trabalho da enfermagem. O relato baseia-se em observações e experiências pessoais durante a realização da disciplina de Ética e Bioética em Enfermagem com os discentes do segundo período da graduação. As simulações ocorreram dentro de sala de aula, abandonando-se a ideia de fileiras e formando grupos em círculos. Após o conhecimento prévio da legislação e código de ética profissional, cada grupo desenvolveu um caso hipotético de profissional da enfermagem infligindo aspectos éticos, aplicando penalidades e realizando reflexões acerca da prática profissional. Resultados: A utilização da simulação mostrou-se eficaz no processo de ensino-aprendizagem, visto que possibilitou aos estudantes refletir sobre os seus futuros contextos de trabalho. Os discentes relataram ter maior compreensão do tema abordado após a realização das simulações de casos. Conclusão: A ferramenta utilizada para o processo de aprendizagem contribuiu para ampliar o leque de discussões que envolvem os princípios éticos da enfermagem ao considerar as diferentes impressões dos aprendizes.