
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
SAÚDE NA COMUNIDADE. ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
Larissa Paulino Pompeo
Autores:
- Vanessa Vieira David Serafim
- Camila Campos Ivo Marques
- Adna Dávila Martins Holanda
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A promoção da saúde com ênfase na educação sexual de adolescentes tornou-se uma estratégia que destaca a temática da sexualidade de forma mais ampla nas escolas, possibilitando que atitudes preventivas sejam adotadas, bem como repassando informações científicas sobre diagnóstico precoce de gravidez, sinais e sintomas de doenças, formas de contágio e de prevenção das mesmas1. Dessa forma, o componente educacional visa a promoção da saúde e a redução dos agravos relacionados a temática. A extensão acadêmica propicia a integração entre educação e promoção em saúde, garantindo ao acadêmico experiências que irão construir o seu perfil profissional do futuro. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem em um projeto de extensão realizado no 1º semestre do curso. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de projeto realizado no 1º semestre da graduação que levava a temática de educação em saúde para a comunidade. Inicialmente foram escolhidos o público e a temática voltadas a promoção da saúde. No estudo em questão a atividade abordou a temática de educação sexual e foi realizada em uma escola de ensino médio em um município no sertão central do Ceará.Para a atividade descrita, foi escolhido o público adolescente, que eram estudantes de ensino médio, podendo ser do primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino médio. A escolha da turma variava com a disponibilidade ofertada pela escola. Os conteúdos abordados variavam entregravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais. Os conteúdos eram abordados na forma de palestras ou dinâmicas com duração de até 60 minutos. Resultado: Foram encontradas diversas dúvidas sobre todos os assuntos abordados, tendo em vista que a maioria dos alunos não tinham tamanha segurança para falar sobre o assunto com seus pais ou responsaveis. Conseguimos sanar grande parte das duvidas de forma leve e descontraida. Conclusão: Em meio às experiencias vivenciadas pelos acadêmicos, foi possível identificar que os estudantes apresentavam diversas dúvidas sobre a temática e que muitos tinham vergonha de abordar o assunto. Porém no decorrer das ações foi criada uma relação de confiança permitindo que os estudantes tirassem as dúvidas e que os acadêmicos de enfermagem sentissem pertencimento e reconhecesse a importância do enfermeiro como educador.