
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
QUIZ COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE MENTAL
Relatoria:
Ana Luiza de Almeida Silva
Autores:
- Lívia Maria Monteiro de Almeida
- Izabelli Raquel Barbosa dos Santos
- Kedma Kaetana Sá Rocha
- Marcos Alexandre Silva de Oliveira
- José Luís da Cunha Pena
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Cada vez mais tem-se a necessidade de implementar abordagens e ações pedagógicas em sala de aula, assim como ampliar seu potencial, dado o contexto social e tecnológico e os novos hábitos e práticas sociais. A partir disso, nota-se relevante o desenvolvimento de recursos pedagógicos informatizados visto que as novas gerações estão familiarizadas com a tecnologia, com isso tem-se a importância da promoção de ações educativas tecnológicas com o intuito de promover a possível redução de danos para se evitar agravos na saúde física e mental de escolares. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem membros do Grupo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria (GPESMP), na aplicação de um quiz voltado ao ensino e aprendizagem com alunos da rede escolar pública. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de um quiz para ajudar no processo de ensino e aprendizagem sobre substâncias psicoativas. Foram elaboradas perguntas conforme palestra ministrada no período de maio de 2024. RESULTADO: O GPESMP realizou ações educativas, na qual os membros do grupo participaram de encontros com alunos do ensino fundamental e médio de escolas do município de Macapá -AP, para conversar acerca do uso problemático de álcool e outras drogas e seus agravos à saúde. Durante a palestra, são abordados os conceitos e ação das drogas no cérebro, destacando-se as lícitas e as ilícitas, como: tabaco, álcool, maconha, cocaína, crack e ecstasy. Em seguida, é explicado como funciona a política de redução de danos, bem como, acerca do funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial para pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas (CAPS ad). Após as apresentações, foi aplicado o quiz como ferramenta educacional usada como recurso pedagógico para a revisão e reforço de conteúdos abordados. Durante a dinâmica, pôde-se observar que os alunos foram capazes de absorver o conteúdo abordado, respondendo prontamente às perguntas elaboradas, isso demonstra a eficácia da ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto evidencia-se a importância de ações educativas em saúde, que podem ser potencializadas por meio de atividades lúdicas e interativas. Recomenda-se que futuras pesquisas possam explorar outros recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas que contribuam para a melhoria da educação em saúde à promoção de comportamentos saudáveis entre os jovens.