
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Cláudia da Silva Cotrim
Autores:
- Aline Batista Souza
- Rebecca Soares Fernandes
- Cinthia Alves Gonçalves
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria de ensino constitui-se em uma prática acadêmico pedagógica na qual possibilita a dinamização do processo de aprendizado, através da troca de conhecimento entre acadêmicos e professores. Além disso, a colaboração como monitor de ensino proporciona uma maior aproximação e interesse pela carreira docente, pois proporciona ao estudante o primeiro contato com o exercício da docência. Nesse sentido, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) através do tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, proporciona aos graduandos a oportunidade de exercer as monitorias de ensino durante a formação acadêmica. OBJETIVO: Descrever as contribuições da monitoria de ensino na formação acadêmica e profissional da enfermagem. MÉTODO: Trata- se de um relato de experiência de cunho descritivo produzido através de vivência de acadêmicas de enfermagem da UNEB, Campus XII, durante a monitoria de ensino da disciplina de Introdução a Epidemiologia I do curso de Bacharelado em Enfermagem. RESULTADOS: Durante o período de duração da monitoria de ensino os estudantes se comportaram como orientadores do estudo, auxiliando a turma e o professor nas demandas ao longo do semestre. Para um melhor aproveitamento das atividades foram utilizados recursos tecnológicos como computadores do laboratório de informática da universidade, slides e a plataforma Microsoft Teams para a realização de reunião online, também foi utilizado como estratégias a elaboração de resumos com os conteúdos de maior relevância e também a resolução de exercícios de revisão para as avaliações do semestre. Nessa perspectiva, observa- se que a participação como monitor de ensino funciona como uma via de mão dupla entre os monitores e os discentes fortalecendo o vínculo entre eles e facilitando o aprendizado. Além disso, nota-se que as monitorias contribuem para o desenvolvimento de habilidades como a didática, comunicação, organização e também amplia a visão dos monitores em relação à prática docente incentivando-os a seguir a carreira profissionalmente. CONCLUSÃO: Considera-se que a monitoria de ensino é importante para a construção acadêmica e profissional da enfermagem, pois através do contato com a docência, contribui para o fortalecimento do conhecimento dos discentes e monitores impactando positivamente na futura atuação profissional.