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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
ADESÃO AO INSTRUMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Alexandra Ferreira Lopes Diniz Maia
Autores:
  • Taciana Jacinto de Almeida
  • Tatiane Isabela de Araújo Leite
  • Raiane Lima Cruz dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) são ferramentas da qualidade que viabiliza padronização de ações, proporcionando constância e reduzindo o risco de incidentes e eventos adversos. Sendo assim, apresenta informações claras e suscintas com base científica e sequência das atividades as serem desenvolvidas de acordo com a realidade do serviço, tornando-o executável. O POP proporciona a efetivação dos procedimentos, a sistematização da informação, logo aumenta a satisfação do paciente e reduz custos. OBJETIVO: Relatar a adesão ao instrumento ‘Elaboração de Procedimento Operacional Padrão Institucional’, para padronização da construção dos POP no serviço de saúde. MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado no período de agosto de 2023 a junho de 2024, em um Hospital Público do Rio Grande do Norte. RESULTADOS: O instrumento proporcionou ao serviço padronizar o modelo dos POP, estabelecer a validação por profissionais do serviço e a análise pela Gestão da Qualidade e pelo Núcleo de Educação Permanente antes do envio para aprovação. Dessa maneira, foram analisados 30 POP, todos aprovados pelo corpo diretivo, porém destes, 24 retornaram ao setor de origem para realizarem adequações antes da aprovação. Em se tratando dos setores que aderiram ao POP, 09 foram do Núcleo de Educação Permanente, 06 do Núcleo de Segurança do Paciente, 04 do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, 03 da Fisioterapia, 02 da Psicologia, 02 da Epidemiologia, 02 da Enfermagem, 01 da Odontologia e 01 da Hotelaria. Os POP aprovados foram codificados pela Gestão da Qualidade e adicionados a planilha de controle e encaminhados para implementação. CONCLUSÃO: O desenvolvimento do modelo e fluxo de construção do POP, favoreceu um melhor gerenciamento desses instrumentos, porém apesar da importância da ferramenta para a melhoria do processo de trabalho e da qualidade da assistência, o serviço ainda apresenta uma baixa adesão, visto que a maioria dos POP construídos neste período foram provenientes de setores que não estão diretamente ligados à assistência. Nesse ínterim, torna-se necessário a disseminação e apoio da alta gestão, bem como, o incentivo às práticas de educação permanente que serão norteadoras desse processo. Ressalta-se que novos POP estão em construção e espera-se com isso, o maior número possível de instrumentos que proporcionarão a sistematização do cuidado, consequentemente favorecendo a qualidade da assistência nesse Hospital.