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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
COMUNICAÇÃO EFETIVA INTERPROFISSIONAL NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
Relatoria:
Mayana Ramos Rocha
Autores:
  • Keila Chaves
  • Luciane Sousa Pessoa Cardoso
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A comunicação efetiva é uma das seis metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizada Joint Commission International (JCI) (Amorim et al.,2022). Objetivo: Relatar a experiência acerca de uma ação educativa relacionado a comunicação efetiva, baseada na segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve a experiência dos discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, sobre um processo de educação em saúde direcionado aos profissionais de uma unidade hospitalar, abordando a temática: “Comunicação Afetiva e Efetiva entre os profissionais da saúde” tema elaborado pelos acadêmicos, e apresentado para equipe interprofissional no dia 24 de maio de 2024. Resultados/Discussão: Uma comunicação efetiva inclui comportamentos assertivos em transmitir, receber e interpretar informações com clareza e respeito mútuo (Moreira et al.,2019). A ação educativa alcançou bons resultados, visto que, os profissionais mostraram-se participativos evidenciando o elo comunicativo presente entre a equipe interprofissional, além da interação e acolhimento direcionado aos acadêmicos, a ação educativa contribuiu de maneira significativa para aprimorar os conhecimentos adquiridos acerca da temática. Destarte, as contribuições referidas pela equipe proporcionou aos acadêmicos uma compreensão a respeito da importância de uma comunicação efetiva como elemento indispensável direcionado na assistência em saúde. Considerações Finais: Percebe-se que a comunicação aprimorada contribui para diminuição de eventos adversos em ambiente hospitalar, e a educação em saúde através da educação permanente constitui um processo de ensino e aprendizagem favorecendo uma construção de conhecimentos e saberes para um atendimento adequado com excelência no cuidado ao paciente.