
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
VISITA TÉCNICA A UMA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Eduarda Dantas Fernandes
Autores:
- Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega
- Ana Elisa da Silva Costa
- Ana Gessica Oliveira da Costa
- Jennefer Vitorya Soares da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As Residências Terapêuticas (RT) são modalidades de atenção à saúde mental que surgiram no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, com o objetivo de reinserir socialmente indivíduos com transtornos mentais egressos de hospitais psiquiátricos de longa permanência. Objetivo: Descrever visita técnica realizada por acadêmicos de enfermagem a uma RT, a fim de conhecer o funcionamento e as atividades desenvolvidas pela equipe. Metodologia: Relato de experiência sobre a visita de alunos do 3º período do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó, a uma RT, no ano de 2024. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Saúde Coletiva. Resultados: A visita, foi conduzida por um técnico de enfermagem da RT, que realizou apresentação sobre a história, a organização e o cotidiano da residência, destacando os principais desafios e estratégias utilizadas no processo de reabilitação psicossocial dos moradores. Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura física, identificando espaços que buscavam proporcionar um ambiente acolhedor e familiar aos moradores. Houve também a oportunidade de interação com os moradores, e acompanhamento de suas atividades e rotina. Percebeu-se a importância da RT como um dispositivo de atenção à saúde mental que promove a autonomia, a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. Assim como, a importância da abordagem multidisciplinar, da valorização da singularidade de cada indivíduo e da promoção da autonomia e da cidadania dos usuários dos serviços de saúde mental. A visita proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento de uma RT. Ressalta-se a relevância dessa vivência para o desenvolvimento de competências voltadas à reabilitação psicossocial e à atenção integral aos indivíduos com transtornos mentais. Conclusão: A visita de alunos de enfermagem a uma RT permitiu uma experiência enriquecedora e significativa para a formação como estudantes. O contato direto com esse serviço substitutivo à internação psiquiátrica possibilitou a compreensão do modelo de atenção psicossocial, bem como o desenvolvimento de competências essenciais para o cuidado em saúde mental no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira.