
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE CUIDADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Tamara da Silva Almeida
Autores:
- Orneide Candido Farias
- Kalyne Araújo Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Câncer de Mama (CM) consiste em uma neoplasia que afeta milhares de mulheres no território brasileiro, após o tipo Câncer de pele não melanoma. Além disso, o CM é visto como um grande problema de saúde pública, em virtude dos obstáculos na garantia de um acesso integral da população feminina frente ao diagnóstico e tratamento precoce pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Relatar a educação em saúde desenvolvida por acadêmicas de Enfermagem sobre o Câncer de Mama em Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, realizada em uma Unidade Básica de Saúde, situada em um município no interior da Paraíba/Brasil. A experiência ocorreu no mês de outubro de 2023, durante a realização das atividades práticas da disciplina “Saúde do Adulto I”, do curso bacharelado em Enfermagem, de uma universidade pública. Resultados e Discussão: Os usuários estavam em uma sala na recepção da unidade, aguardando as consultas de Enfermagem e médica. As discentes que, haviam preparado uma educação em saúde sobre o câncer das mamas, solicitaram ao público-alvo – mulheres –, sua atenção para o que seria abordado. A dinâmica iniciou com perguntas básicas e, em seguida, uma breve apresentação sobre o conceito de câncer, os tipos (enfatizando o de mama), dados epidemiológicos acerca de sua ocorrência, a forma de identificar (sinais e sintomas), fatores de risco, exames possíveis de realizar o rastreamento e/ou diagnóstico, como também, o tratamento e sua forma de prevenção. As mulheres se mantiveram atentas e buscaram responder todos os questionamentos e retirar dúvidas. Após esse momento, realizou-se um quiz, com ênfase ao assunto abordado e que possibilitou melhor compreensão, especialmente, para aquelas que permaneceram mais caladas. Estudos revelam que a educação em saúde possibilita uma nova forma de olhar o indivíduo e suas necessidades, o que torna propício a formação de um profissional eficiente e humanizado. Além disso, essa tecnologia permite a ampliação do autoconhecimento das mulheres, promovendo um cenário possível para a adesão às campanhas de prevenção e a busca por serviços de saúde. Considerações finais: A educação em saúde, enquanto ferramenta promissora de informações, deve ser realizada por qualquer profissional, a fim de fortalecer o elo entre paciente-profissional e serviço de saúde e, consequentemente, oportunizar melhorias na saúde da população.