
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
CONSULTA DE ENFERMAGEM AO ADOLESCENTE NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Barbara de Assis Silva
Autores:
- Vitor Ferreira Ramos
- Maria Vitória Santos de Sousa
- Caroline Midore Miyoshi
- Leticia dos Santos Dias
- Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa de Assistência à Saúde do Adolescente enfatiza uma atenção integral por meio de uma equipe multidisciplinar, abordando aspectos biopsicossociais. A consulta de enfermagem em ambiente escolar é crucial para atender este público alvo, que se encontra em uma fase de transição e frequentemente não recebe atenção adequada nos serviços de saúde. A prática com adolescentes durante a formação acadêmica do enfermeiro é fundamental para capacitá-lo a suprir as demandas de saúde, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de consultas de enfermagem aos adolescentes no âmbito escolar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que permite destacar as principais atividades realizadas pelos acadêmicos durante as consultas aos adolescentes. Esta experiência originou-se das práticas curriculares vinculadas ao componente de Cuidado de Enfermagem à Saúde do Adolescente e Jovem, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. As práticas ocorreram em uma escola pública localizada no município de Cuiabá/MT, no período de fevereiro a março de 2024. RESULTADOS/DISCUSSÃO: As consultas foram realizadas de maneira individualizada, considerando o processo de enfermagem e a Teoria Geral do Autocuidado de Orem. Entre os principais diagnósticos de enfermagem identificados de acordo com a CIPE(R) em nossa experiência, destacaram-se: Ansiedade sobre o futuro, Desenvolvimento adequado, Sobrepeso, Processo familiar prejudicado, Conhecimento deficiente sobre saúde sexual e reprodutiva, Autoimagem negativa e Comportamento alimentar inadequado. Durante as consultas, os acadêmicos desenvolveram diversas ações, incluindo avaliação do crescimento e desenvolvimento, aconselhamentos, orientações para o autocuidado, encaminhamentos para outros profissionais, além da pactuação de pequenas metas com foco nos diagnósticos identificados para cada adolescente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa atividade prática oportunizou uma valiosa experiência para a formação acadêmica, especialmente em uma área pouco explorada durante a graduação. Essa vivência permitiu o aprimoramento do raciocínio clínico e a aproximação com esse grupo etário, frequentemente subatendido nos serviços de saúde. Além disso, a partir dos diagnósticos elencados, tornou-se evidente a relevância do enfermeiro escolar no cuidado à saúde dos adolescentes no apoio e educação em saúde.