
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
PROPOSTA DE PLANO DE ENSINO PARA A PRECEPTORIA DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Relatoria:
ANA CAROLINA BEZERRA DE LIMA
Autores:
- Anderson Freitas de Santana
- Simone Maria Muniz da Silva Bezerra
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: Os Programas de Residência em Enfermagem são importantes espaços de qualificação profissional. Uma das estratégias pedagógicas na Residência é a atividade de preceptoria, onde o preceptor compartilha saberes necessários aos residentes dentro e para o próprio ambiente de trabalho. Objetivo: Apresentar a proposta de um Plano de Ensino para a preceptoria de um Programa de Residência de Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Método: Estudo metodológico realizado como Trabalho de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Preceptoria no contexto das Residências em Saúde do Hospital do Coração - Associação Beneficente Síria (HCOR), que consistiu na elaboração de um Plano de Ensino (protótipo) para ser aplicado nas atividades de preceptoria do Programa de Residência de Enfermagem em APH, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Recife, Pernambuco, durante o rodízio na Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA). O protótipo foi apresentado ao Curso de Aperfeiçoamento em Preceptoria e aprovado pela comissão avaliadora. Resultados/discussão: Foi proposto um Plano de Ensino baseado no Método do Arco de Charles Maguerez para trabalhar o tema “Atendimento inicial ao paciente politraumatizado”, durante o rodízio mensal de USA, a ser desenvolvido semanalmente, às quartas-feiras, nos plantões diurnos, onde os preceptores são os enfermeiros que tripulam as USA’s. As estratégias propostas para cada dia foram: 1. Observação da realidade: Funcionamento do SAMU e competências profissionais do enfermeiro no APH; 2. Pontos-Chave: Levantamento dos principais problemas observados nas ocorrências; 3. Teorização: Discussão dos principais protocolos de atendimento inicial ao trauma; 4. Hipóteses de solução: Construção de hipóteses de solução para os problemas encontrados e treinamento das habilidades previstas nestes protocolos a partir de rotação por estações e simulação clínica. 5. Aplicação à realidade: Atuação dos residentes nas ocorrências, onde as hipóteses de solução elencadas podem ser aplicadas à realidade. Ao final do rodízio, propôs-se a avaliação dos residentes pelo método do Mini Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). Considerações finais: O planejamento das atividades de preceptoria nos Programas de Residência de Enfermagem, a partir de um Plano de Ensino, é relevante para o desenvolvimento de competências profissionais e reforça a importância dos enfermeiros preceptores na qualificação do processo formativo dos residentes.