
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA PARA A REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Karen Louise Medeiros de Oliveira
Autores:
- CRISTYANNE SAMARA MIRANDA HOLANDA DA NÓBREGA2
- ANA ELIZA DA SILVA COSTA
- ANA GÉSSICA OLIVEIRA DA COSTA1
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O serviço de residência terapêutica surgiu como forma de reabilitação psiquiátrica, moradia e mudança ampla ao tratamento de pessoas com transtornos mentais. Assim, esse ambiente promove autonomia, desenvolve habilidades de vida e facilita a integração social dos residentes, especialmente para aqueles que não possuem suporte familiar e social.
OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por estudantes do curso de graduação em enfermagem em visita técnica a uma residência terapêutica.
METODOLOGIA: Relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem, 3° período (semestre 2024.1), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, na disciplina “saúde coletiva I”, fundamentado a partir de uma roda de conversa com técnico cuidador dos moradores da residência terapêutica. A visita aconteceu em junho do ano corrente, e teve o propósito de compreender a contribuição da residência terapêutica para a rede de atenção psicossocial.
RESULTADOS/DISCUSSÃO: Durante a roda de conversa, observou-se o serviço desenvolvido pela equipe, bem como a rotina estabelecida para os residentes. Foram identificados a organização do trabalho coletivo em saúde desenvolvido pela equipe multiprofissional, composta por: enfermeira, técnicos cuidadores, assistentes de serviços gerais, seguranças e cozinheiros, além dos planos de cuidados individualizados, atendendo às necessidades específicas de cada usuário, serviços de urgência e emergência, à disposição em casos de intercorrências, assim como, horários definidos para medicações, alimentações, banhos e atividades de lazer que englobam viagens, caminhadas matinais e festividades. Notou-se uma integração efetiva dos moradores com a comunidade local, o que promove uma boa convivência entre eles.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência permitiu compreender a contribuição significativa da residência terapêutica para a reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais. O ambiente acolhedor, com uma abordagem individualizada, proporciona uma vida digna para os moradores e promove uma assistência de qualidade. Portanto, se mostra uma estratégia indispensável na promoção da saúde mental, reafirmando a importância de políticas públicas que abracem esse tipo de serviço.