Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTANCIA DO GRUPO DE GESTANTES NUMA UAPS, UM RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
Daiana Rodrigues Cruz Lima Vital
Autores:
- Sarah Rayssa Cordeiro Sales Pinheiro
- Natália Alexandre Ferreira
- Lidiane Nogueira Rebouças
- Jefferson Vital Pedrosa
- DENIS RODRIGUES DA CRUZ LIMA
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A chegada de um filho é um dos principais acontecimentos na vida de uma mulher bem como de sua família. O período gestacional engloba momentos de ansiedade, alegrias e até mesmo angustias por parte da mulher, preocupações com a renda, moradia, afeto e cuidados com o recém nascido (RN) são exemplos de situações que trazem anseios na gestante. A atenção primária é a porta de entrada da gestante desde o planejamento familiar, perpassando pelo ciclo gravídico puerperal bem como cuidados com o RN. Objetivo: Descrever a atividade educativa do curso de gestantes no curso durante o primeiro bimestre de 2021.
Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. Para a realização da atividade foi utilizado pelos facilitadores o recurso de cartilhas e cartazes seguido da formação de uma roda de conversa.. Sentido a necessidade de aproximação com essas mulheres foi criado o grupo de gestantes na Unidade de Atenção a Saúde Primária (UAPS) )Dr. Roberto Bruno, integrante da Regional IV da capital Cearence. Foi realizado reuniões e planejamento com as equipes. Depois da organização do cronograma e dos temas definidos fizemos um carta-convite que foi entregue pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) as gestantes de suas respectivas áreas.
Sobre o primeiro encontro, na roda de conversa, obtivemos um total de 12 gestantes, foi feito a apresentação geral da equipe e das gestantes, e o tema abordado foi banho e higiene do RN. A enfermeira, profissional mediadora falou sobre o tema e as gestantes fizeram perguntas, tiraram suas dúvidas, falaram dos seus medos e também compartilharam suas experiências previas. Foi um momento bastante proveitoso para as gestantes e profissionais que fizeram avaliação da atividade ao final e davam sugestões de melhorias. Pode-se observar e comprovar que as práticas de educação em saúde são recursos que permitem a aproximação entre profissionais e usuários, além disso, contribuem para o oferecimento de assistência humanizada. A atividade do curso de gestantes proporcionou ao público alvo um momento diferenciado e lúdico para a obtenção de novos conhecimentos e exposição de dúvidas, o que viabilizou uma melhor compreensão e segurança para as gestantes nos cuidados com a higiene e banho do RN e cuidados gerais bem como esclarecimentos sobre a necessidade e de saber identificar situações criticas e o momento necessário de procurar orientação profissional num serviço de e saúde.