Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Jogo de Tabuleiro para a Aprendizagem das Penalidades do Código de Ética da Enfermagem
Relatoria:
Maria Elizabeth Tabosa Silva
Autores:
- Francisca Rosiani Bernado Barroso
- Amanda Raquel Cavalcante de Oliveira
- Ana Juhlia de Oliveira Rangel
- Ana Rebeca Almeida de Sousa Freitas
- Brena Kelly de Sousa Alves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermagem, garantindo a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento da Lei do Exercício Profissional. Estabelecendo pelo Código de Ética Profissional de Enfermagem (CEPE), uma postura ética que exige respeito à vida e à dignidade humana, sendo livre de qualquer tipo de dano e evitando ocorrências de infrações éticas. Para isto, se faz necessário o conhecimento do CEPE pelos profissionais de enfermagem, ainda durante o curso, afim de evitar possíveis penalidades por falta de conhecimento. A utilização de recursos lúdicos colabora com o desenvolvimento da habilidade de raciocínio. Nesse sentido, os jogos favorecem a construção do conhecimento, proporcionando um ambiente agradável, que possibilita a aprendizagem. Objetivo: Elaborar e elucidar aos alunos do curso técnico de enfermagem as formas de aplicação das penalidades do CEPE. Metodologia: relato de experiência das alunas do curso técnico de enfermagem sobre a criação e execução do jogo de tabuleiro para o aprendizado da aplicação das penalidades do CEPE. Foi criado 20 casas no tabuleiro, cada uma abrangendo um artigo, seja ele dos deveres ou proibições. Selecionado os artigos conforme o grau de penalidade. Cada lado do tabuleiro traz uma casa que são os reversos contendo exemplos de cada gravidade da infração segundo a natureza do ato, podendo ser leve, moderado, grave ou gravíssimo. Após a escolha dos artigos foi criado as cartas que trazem uma ação segundo o artigo, e de acordo com a gravidade da penalidade o jogador pode voltar um número “X” de casas, podendo voltar ao início do jogo. É necessário no mínimo 2 jogadores. Levando aos alunos a conhecerem algumas das aplicações éticas e suas penalidades. Resultado: A experiência possibilitou a construção de uma tecnologia em que foi possível identificar que tanto as alunas que elaboraram, como os alunos que participaram do jogo, puderam desenvolver a aprendizagem e o conhecimento sobre o CEPE, suas aplicações e penalidades de uma maneira simples e lúdica. Sendo perceptível a necessidade do conhecimento do CEPE, para evitar possíveis penalidades durante o exercício profissional. Conclusão: Compreende-se a importância de jogos para a contribuição do aprendizado dos novos profissionais de enfermagem. E neste caso, o CEPE traz relevância na direção da profissionalização e autonomia da equipe de enfermagem.