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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDADOS DO IDOSO COM DIABETES EM RELAÇÃO A SUA TERAPIA MEDICAMENTOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Susany dos Santos Tenório
Autores:
  • Bárbara Leticia Corrêa Gomes
  • Yasmin Rodrigues de Oliveira
  • Lais Julia de Oliveira Albuquerque
  • Julielen Larissa Alexandrino Moraes
  • Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A terapia medicamentosa desempenha um papel crucial no controle do Diabetes Mellitus (DM), doença crônica que afeta em sua maioria a população adulto idoso. Nesse sentido, considerando que é fundamental que os pacientes entendam a importância do uso de medicamentos e sigam as orientações de profissionais de maneira consistente, estratégias educativas ajudam nesse processo se fazendo essenciais para otimizar o controle do diabetes e promover uma vida saudável. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante uma ação educativa sobre terapia medicamentosa com idosos com Diabetes Mellitus. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por estudantes de Enfermagem, durante uma extensão universitária, que ocorreu no mês de abril de 2023 em uma unidade de saúde, no município de Belém, Pará. Utilizou-se como metodologia uma roda de conversa e apresentação de material visual (imagens) acerca da importância da medicação, horário correto, monitorização da glicemia e as possíveis complicações da não adesão ao tratamento, tipos de insulina, a autoaplicação da insulina e local onde pode ser armazenado, bem como seu descarte. Posteriormente, o público foi convidado para um momento de prática onde puderam realizar a auto verificação da glicemia capilar e o preparo correto da insulina, sendo supervisionado por profissionais e discentes do projeto. Realizou-se simulação da administração de insulina, sendo utilizado um frasco de insulina, seringa e uma maquete feita de isopor com E.V.A. representando o tecido da pele. Resultados: A ação educativa foi importante para melhor compreensão do idoso que, muitas vezes, aprende com experiências mais visuais, como o uso de imagens. Esta estratégia facilitou que retirassem suas dúvidas e conhecessem sobre os diferentes tipos de medicamento e seu uso. A ação aproximou os discentes do grupo de idosos, permitindo entender melhor como fazem diariamente quanto ao uso das medicações e os erros e acertos na aplicação da insulina. A participação da prática permitiu aos discentes desenvolverem suas habilidades e, de forma mútua, ajudar os idosos a terem habilidade e destreza nos cuidados com os medicamentos. Considerações Finais: A partir dessa experiência notou-se que estratégias de educação em saúde para o tratamento da diabetes não é apenas essencial, mas também representa um passo fundamental para enfrentar com sucesso os desafios dessa condição crônica.